Mangaratiba: parceria vai incentivar pesca

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com objetivo de incentivar a legalização de pescadores e a pesca artesanal de Mangaratiba, a Secretaria de Agricultura e Pesca local acaba de assinar um termo de cooperação Técnica com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Através da parceria, as instituições vão oferecer serviços de assistência técnica e extensão em pesquisa aquícola.

Na prática, o acordo vai ajudar a viabilizar a emissão de documentações e a regulamentação de atividades vinculadas a pesca, além de prover orientações para pescadores, maricultores e produtores de organismos aquáticos em cativeiro sobre a cadeira produtiva de pescado, cultivo de peixes e crustáceos e práticas sustentáveis, entre outros.

"Essa parceria vai trazer um ganho muito grande para quem vive de pesca e atividades vinculadas ao cultivo de espécies aquáticas. Além de consultorias, capacitações e orientações técnicas, vamos facilitar a emissão de certificados e documentações", explicou o secretário de Agricultura e Pesca de Mangaratiba, Roberto César Oliveira.

Participaram da assinatura do termo de cooperação, que aconteceu durante o evento de aniversário de 34 anos da Fiperj, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, o presidente da Emater, Marcelo da Costa, e o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), Paulo Marques, além do superintendente de Pesca de Mangaratiba, Alex Barbosa e membros da SMAP.