Trem do Corcovado completa 137 anos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Neste sábado (9), o Rio comemora o aniversário de 137 anos do Trem do Corcovado e da Estrada de Ferro, a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. A estrada foi inaugurada por Dom Pedro II e é o principal meio de acesso ao Cristo Redentor- ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro.

De acordo com o empresário Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado, D. Pedro II teve a ideia de construir a estrada porque admirava a vista do alto do Rio, então capital federal. O passeio, que passa pela Floresta da Tijuca, não era até onde fica hoje o Cristo Redentor - que só seria inaugurado em 1931 - e sim até um mirante conhecido como Chapéu de Sol, que era ponto de encontro de namorados.

O monumento comemora 90 anos na próxima terça-feira (12). O trem, que era a vapor, foi considerado um milagre da engenharia por percorrer 3.829 metros de linha férrea num terreno bastante íngreme. Personalidades ilustres, como papas, reis, rainhas e presidentes já utilizaram o meio de transporte para chegar até o Redentor.

A festa de aniversário do centenário trenzinho começará às 10h, com apresentação da Banda da Guarda Municipal, seguida uma missa de Ação de Graças celebrada pelo padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor. Após a missa haverá distribuição de bolo para aos visitantes.