Rede hoteleira tem motivos para comemorar o feriadão

Hotel Higino, em Teresópolis: rede hoteleira da Serra Verde Imperial registrou 94% de ocupação para o feriado - Foto: Daniel Carneiro/Divulgação Setur

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma pesquisa da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (HotéisRio), referente ao feriadão em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, indica que a rede hoteleira do Estado registra uma média de 78% dos quartos reservados. Isso significa um aumento de 21,53% em relação a 2020, quando o número foi de 64,18%.

Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, ressaltou que o estudo fortalece o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Setur-RJ, visando o aumento de fluxo de turistas para o RJ.

"A cada pesquisa apresentada fica mais evidente que o Rio de Janeiro está sendo um dos destinos nacionais mais procurados pelos viajantes. Temos municípios batendo percentuais extremamente altos, como Teresópolis, na região turística Serra Verde Imperial, e Arraial do Cabo, na Costa do Sol, que marcaram, 94% e 92%, respectivamente.

Na pesquisa ficou claro que várias regiões turísticas estão sendo buscadas pelos visitantes. Na Serra Verde Imperial, além de Teresópolis, o município de Petrópolis registra, até o momento, 90% de ocupação e Nova Friburgo, 78%. Nas Agulhas Negras, Itatiaia/Penedo se destacam com 80%. Já no Vale do Café, região procurada pelos amantes do turismo rural e histórico, Valença/Conservatória, registra 78%; Vassouras, 75%; e Miguel Pereira, 65%.

A busca pelo litoral também foi grande com Angra dos Reis, com 85% e Paraty 81% de quartos reservados. As cidades, que estão localizadas na Costa Verde, recebem turistas que se encantam com os passeios de barco e a enorme quantidade de praias. Na Costa do Sol, Macaé, com um percentual de 85%, se destaca, seguida por Armação dos Búzios (75%), Cabo Frio (70%), e Rio das Ostras (45%).

Capital - A capital do Estado do Rio de Janeiro registrava, até ontem (8), 86,70 % dos quartos reservados. Em 2020 a taxa média para esse feriado foi de 51,30%, o que configura um aumento de 69% em 2021.

Entre as regiões mais procuradas pelos turistas, destacam-se: Ipanema/ Leblon (94%), Flamengo/ Botafogo (89%), Leme/ Copacabana (87%), Barra da Tijuca/ São Conrado (86%) e Centro (80%).

Os visitantes da cidade do Rio de Janeiro têm origem, em sua grande maioria, no próprio Brasil: 96%. Em primeiro lugar estão os visitantes de São Paulo, depois Minas Gerais, em terceiro oriundos do interior do estado e, em quarto, do Espírito Santo. Quanto ao perfil, o ranking é: casais, famílias, visitantes individuais e grupos. Em relação à faixa etária, a maioria está entre 41 a 50 anos de idade. Os 4% de hóspedes estrangeiros vêm dos Estados Unidos, em segundo lugar da Argentina, seguidos por Colômbia e Chile.