Câncer: Huap monta estratégia para acelerar o atendimento

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Oncologia do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), em Niterói, referência no tratamento do câncer, vem apresentando grande demanda. Pensando no cuidado com esses pacientes, a Divisão Médica elaborou, junto ao serviço, a estratégia de Busca Ativa, que visa dar celeridade na internação dos pacientes, permitindo a horizontalidade do atendimento.

"Nos últimos cinco anos, a emergência fica lotada de pacientes em tratamento oncológico e de cuidados paliativos. Então, como solucionar essa demanda? Foi a partir dessa pergunta que surgiu a Busca Ativa. Um oncologista e um médico de cuidados paliativos vão até o setor de emergência levando ao plantonista tudo o que sabem sobre seus pacientes. Lá veem quem é essa pessoa, conversam com ela de forma mais próxima, olham o prontuário e veem as demandas e formas de ajudar", explica o chefe da Oncologia e Cuidados Paliativos, Luiz Henrique de Castro Guedes.

A Busca Ativa é realizada no Huap pelo serviço há dois anos, diariamente. Para Luiz Henrique, seria interessante que o projeto inspirasse outras especialidades que vivam cenários parecidos, como Cardiologia e Neurologia, por exemplo. O resultado é de muito sucesso, já que é um processo revolucionário e humanizado, garante. Segundo o médico, o projeto só foi possível porque houve sincronia com a direção do hospital, adesão dos médicos e flexibilidade do setor de emergência:

"Sabemos o quão difícil é trabalhar na emergência, por serem pacientes complexos. Então, não temos dúvida de ser o lugar de maior importância no hospital. Na Busca Ativa, informamos os plantonistas e, a partir dos dados, interagimos com familiares e pacientes, participando também dessa conversa. Com isso, temos maior efetividade e eficiência no tratamento e aumentamos a celeridade na alta. Esse movimento trouxe para nós, que trabalhávamos "no escuro do consultório", a ideia de que é possível atuar de maneira multidisciplinar.

Com a pandemia de Covid-19, a Busca Ativa se intensificou e se mostrou ainda mais fundamental. O objetivo é seguir a linha do cuidado, ou seja, fazer tudo o que puder ser feito para melhorar a relação médico-paciente, levando afetividade e princípios éticos, técnicos e educativos. De acordo com a médica de cuidados paliativos do Huap, Lucia Cerqueira Gomes, quando somamos, agregamos valor e facilitamos a comunicação entre as equipes, além de reduzir custos e a permanência do paciente no hospital.

"Vemos o quanto a Busca Ativa é relevante para todos os lados, pois integrou mais as equipes", comenta Lucia.