IVB terá evento sobre animais peçonhentos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Instituto Vital Brazil foi contemplado no Edital da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo - Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - (Faperj) Nº 14/2021: Programa de Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado do Rio de Janeiro para a realização do 2º Web Encontro Vital para o Brasil sobre Animais Peçonhentos - Ciência Cidadã.

O evento é uma parceria do Instituto com a Rede Vital para o Brasil e a Casa de Vital Brazil, e acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Grande sucesso em 2020, esta nova edição tem o objetivo de destacar os 120 anos da soroterapia antiveneno de Vital Brazil e os 110 anos do livro "A Defesa contra o Ofidismo".

"Realizar eventos como o Web Encontro faz parte do nosso papel institucional, é uma das missões do Instituto contribuir para a promoção da saúde por meio de pesquisa e da difusão de conhecimento científico", explica Priscilla Palhano, diretora-presidente do Instituto Vital Brazil.

Ao trazer como temas a soroterapia antiveneno e o ofidismo, o Encontro destaca um problema grave no Brasil: os acidentes por animais peçonhentos têm aumentado a cada ano, segundo os dados epidemiológicos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan.

"O mote é histórico, mas a nossa ideia é chamar a atenção para a Negligência em Saúde. O envenenamento por animais peçonhentos incapacita permanentemente centenas de milhares de pessoas e mata mais de 100 mil por ano em todo o mundo. É a mais mortal de todas as doenças negligenciadas reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), embora existam tratamentos efetivos há 100 anos", aponta Claudio Maurício Souza, biólogo do Instituto Vital Brazil e um dos organizadores do evento.

A contribuição científica advinda do desenvolvimento do soro específico possibilitou o acesso ao tratamento que salva milhares de vidas em todo o mundo até os dias de hoje.

"A comemoração é uma homenagem aos médicos e cientistas brasileiros, à ciência feita no Brasil. São 120 anos desde a entrega do primeiro lote de soro produzido nas Américas: de soro antipestoso, no dia 11 de junho de 1901; e de soro antiofídico específico, em 14 de agosto do mesmo ano", explica Érico Vital Brazil, neto do cientista que deu nome ao Instituto Vital Brazil e um dos organizadores do Web Encontro.