Niterói e UFF fazem diagnóstico no Pontal

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A flora da Ilha do Pontal, em Piratininga, que integra o Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), está sendo catalogada pela equipe do Herbário da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura de Niterói. As equipes da universidade e de Gestão de Lagunas da prefeitura farão o diagnóstico de todas as espécies que são nativas, invasoras ou ameaçadas de extinção, para que seja intensificado o trabalho de preservação da flora local.

Os pesquisadores foram convidados para fazer o estudo da área pelo grupo voltado para atuação lagunar e que vem realizando ações com o objetivo de preservar o ecossistema local.

"A Prefeitura instalou placas e estamos monitorando a vegetação. Também contamos com o apoio de voluntários e do Conselho Comunitário da Região Oceânica. É uma das riquezas ambientais da cidade", explica Amanda Jevaux, gestora de lagunas da Prefeitura de Niterói.

As placas de sinalização têm mensagens educativas sobre a Ilha, que tem acesso por uma ponte no final da Rua Mário Souto, no Cafubá.

A professora de Botânica da UFF e curadora do Herbário, Adriana Lobão, explica a importância da pesquisa.

"O que estamos fazendo é um inventário da flora local e a partir disso saber que espécies são, se são endêmicas ou ameaçadas de extinção", afirma a professora.