Degusta Búzios começa amanhã

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Festival Gastronômico Degusta Búzios chega com muitas novidades em 2021. São mais de 80 bares e restaurantes que vão apresentar criações exclusivas. Quem vem com tudo pra surpreender o público é o Brasil Chef, Instituto de Gastronomia Avançada de Búzios, que vai compor a mesa com um ceviche de peixe branco caprichado. Como nas edições anteriores, os pratos principais terão preço fixo, vão custar R$28,00 e as sobremesas R$22,00.

Este ano o formato do festival mudou; aumentou de dois para três fins de semana. Inicia nos dias 15, 16 e 17 de outubro, sempre de sexta a domingo até o fim do mês (22, 23 e 24; 29, 30 e 31). A medida foi tomada para evitar aglomerações.

As barracas serão distribuídas em vários pontos da cidade: Rua das Pedras, Rua Manoel Turíbio de Farias, Orla Bardot, Praça do Centro e Praça dos Ossos.

Este ano a Praça dos Ossos contará com 12 estabelecimentos. Entre eles o tradicional Cigalon, restaurante francês, sempre presente no Degusta. A chef Sonia Persiani criou uma sobremesa especial, pra lá de sofisticada: o Le Samu - Praliné de avelã com feuilletine, ganache de chocolate, biscuit, creme de maracujá e glaçage de chocolate.

De chefs renomados à especialidades caiçaras. A comunidade quilombola da Baía Formosa vai participar com o tradicional peixe com purê de banana verde à moda quilombola. O prato é feito com um delicioso molho com pimentões amarelos, vermelhos, pimenta rosa, azeite extra virgem e tomates cereja. O purê leva uma pitada de geleia de abacaxi com pimenta; uma mistura de cores e sabores.

Estreante no festival, a cafeteria Café na Vó apostou na cestinha de brownie. Na forma de dadinhos a delícia é coberta de chocolate branco ou preto, salpicados com calda e gotinhas de chocolate.