Unilasalle: parceria beneficia a cidade

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Unilasalle-RJ firmou duas importantes parcerias este semestre em prol dos moradores de Niterói, a partir da assinatura de convênios com a Secretaria de Habitação e com a com a Secretaria de Direitos Humanos da cidade. Graduandos poderão vivenciar os ensinamentos obtidos nas aulas enquanto propõem melhorias habitacionais para moradores em situação de vulnerabilidade, supervisionados por seus professores. Além disso, estudantes de Direito, Pedagogia e RI auxiliarão na mediação de conflitos e participarão do atendimento a vítimas de violação de direitos.

Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, por meio do Escritório Modelo de Arquitetura e Engenharia do Unilasalle, terão a missão de propor melhorias estruturais para casas de moradores no Pé Pequeno, em Santa Rosa, e na Vila Ipiranga, no Fonseca. A atuação do Escritório Modelo neste projeto, em conjunto com a Secretaria de Habitação de Niterói, está inserida no âmbito da Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, que assegura às famílias de baixa renda auxílio público e gratuito para o projeto e a construção de habitações, tendo como fim a sua própria moradia ou uso coletivo.

Para a professora Paula Brasil, que coordena o Escritório Modelo junto do docente José Roberto de Oliveira, o envolvimento dos graduandos proporciona o contato deles com a função social da profissão: "Penso que estimulamos o estudante a refletir sobre a inclusão social por meio da atuação profissional empreendedora, voltada ao desenvolvimento local".