Covid: repescagem em Niterói

O ano de 2021 segue sendo marcado pelas imunizações contra a covid, mas a gripe e a multivacinação são importantes - Foto: Berg Silva / Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que neste sábado (16) dois postos estarão funcionando para a repescagem da vacinação contra a Covid-19 para adolescentes a partir de 12 anos e adultos a partir de 18 anos, das 8h às 12h, com entrada até às 11h30. Os interessados poderão comparecer às Policlínicas Regionais de Piratininga e do Barreto. Também haverá repescagem para a dose de reforço em maiores de 69 anos.

O sábado seria dedicado ao Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação para a Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. Mas a mobilização precisou ser adiada porque Niterói não recebeu doses de algumas imunizações distribuídas pelo Ministério da Saúde. A ação foi transferida para o dia 30 de outubro.

Alcance - Niterói já concluiu a imunização contra a Covid-19 em 69,16 % da população com duas doses ou a dose única. A primeira dose já foi aplicada em 85,87% da população total, estimada em 515.317 habitantes pelo IBGE. Receberam a primeira dose 442.353 pessoas e a segunda dose foi aplicada em 344.161 pessoas. A dose única foi aplicada em 12.266 pessoas. Outras 29.449 já receberam a dose de reforço.

São Gonçalo - A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vacina contra a gripe todos os gonçalenses com mais de seis meses de idade. Neste sábado (16), acontece o Dia D de Campanha de Multivacinação, que tem como propósito acertar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. No entanto, os adultos também podem procurar as unidades de saúde para tomar as vacinas da gripe e do coronavírus. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% da população com a vacina da gripe. E, até esta sexta-feira (15), foram vacinados 40,2% do público-alvo, um total de 147.381. Ainda faltam vacinar 270.694 gonçalenses.

Somando com a população que não está incluída nos grupos prioritários, São Gonçalo já vacinou 182.098 moradores. A cidade continua com o imunizante disponível em 66 unidades de saúde, que funcionam de segunda à sexta, das 8h às 17h. Não é mais necessário aguardar o intervalo da aplicação da vacina contra a covid-19. As duas vacinas podem ser aplicadas no mesmo dia. A decisão tem como objetivo ampliar a cobertura da principal campanha de vacinas no país e incentivar a população a se proteger contra as duas doenças.

Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF. Todas as salas de vacinação de rotina aplicam o imunizante, exceto os locais que aplicam a vacina contra a covid-19. Vale lembrar que se o indivíduo estiver com sintomas de gripe, não pode se imunizar. É necessário aguardar a total recuperação para a aplicação da vacina.

Queda de óbitos no RJ - O Mapa de Risco da Covid-19, divulgado ontem (15) mostra a melhor avaliação epidemiológica do estado do Rio de Janeiro desde a sua primeira edição, publicada em 8 de julho do ano passado. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, em duas semanas, o número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caiu 40%, enquanto o de óbitos
caiu 39%.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, essa é a primeira vez, desde o início da edição do mapa de risco, que todas as regiões foram classificadas na bandeira amarela (risco baixo para a doença). "É também a sétima semana consecutiva com a classificação geral do estado na bandeira amarela. Importante explicar que o nosso estudo não avalia apenas internações e óbitos. O levantamento conta também com análise sobre os indicadores precoces, como a capacidade instalada da rede SUS, o número de atendimentos nas unidades de emergência e a taxa de ocupação. Graças à vacinação, vivemos nosso melhor momento desde o início da pandemia".