Um livro de contos diferentes, com áudio e trilha sonora

ÍMPAR: contos surpreendentes potencializados por interpretações. Direção musical é assinada por Zeh Netto - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

"ÍMPAR", livro de Gilberto Gouma, é uma obra que já se explica pelo título: singular, diferente, inesperada. São 31 contos surpreendentes e emocionantes, que são potencializados pelas interpretações em áudio, com trilha sonora composta especialmente para a obra. A direção musical é de Zeh Netto e tem a participação especial do pianista João Carlos Assis Brasil, falecido recentemente. O lançamento acontecerá terça-feira dia 19, no Reserva Cultural em São Domingos, Niterói, e no dia 25 na livraria Blooks Botafogo. Parte da renda será destinada ao Retiro dos Artistas.

Durante o lançamento em Niterói haverá a participação de artistas interpretando os contos, como Regina Luna, Jorge Piri e Fábio Cordeiro. No Rio, os atores serão Guida Viana, Breno Pessurno, Lucrécia Marques e Bel Kutner.

Formado em cinema pela UFF, Gouma já teve uma produtora de vídeo, tendo feito várias vídeo-peças com nomes como Rubens Correa, Sérgio Britto e Gerald Thomas. Foi Prêmio de melhor videoarte no X Rio Cine Festival. Professor da UFF desde 1992, criador da Graduação em Produção Cultural. Atualmente, é chefe do Departamento de Arte. Organizou eventos culturais nas áreas de vídeo, literatura e teatro.

"Uma proposta inovadora que oferece ao leitor e ouvinte uma vivência única, pois dá vida à palavra, sentimento à narração. Neste livro, a percepção é intensificada e põe o público dentro da narrativa." diz Gilberto Gouma

O poeta Daniel Davenne afirma que a obra é instigante e fará com que as pessoas queiram saber o final, que nunca é o que se supõe. Com carga dramática e pleno de imagens, ÍMPAR está entre a literatura, o teatro e o cinema, diz Davenne, que ressalta o modo como Gouma burila as palavras, a carpintaria teatral, o roteiro imagético, faz com que enredos aparentemente simples transformem-se em tramas envolventes e garante que o leitor ficará imerso nas sensações que estes contos e áudios estimulam. Momentos de mergulho e de voo, de embate e de doçura.

Teresa Rita Lopes, escritora, professora e investigadora da Universidade Nova de Lisboa recomenda o livro: "Espero que o leiam desta maneira vagarosa, saboreando a parcimónia da sua linguagem que, tenho a certeza, entusiasmaria mestre Machado de Assis." avalia.