Prevenção ao câncer de mama em evento on-line e gratuito

Dr. Rodrigo Souto é organizador do evento, conhecido como "Nosso Dia Pink   - Foto: Divulgação

Niterói
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A PróOnco Mulher vai promover, nos dias 20, 30 e 31 de outubro de 2021, a 5ª Jornada de Mastologia, conhecida também como Nosso Dia Pink. Neste ano, o evento vem com novidades: além de ser dividido em três dias, será híbrido, ou seja, vai ter transmissão on-line e um número reduzido de participantes presencialmente. O Nosso Dia Pink permanece gratuito, mas conta com a solidariedade da população com a doação de alimentos não perecíveis.

O evento promete mostrar que existem dias pinks depois dos dias punks, como diz o slogan deste ano: "Oferecemos dias pinks a quem já teve dias punks!", e vai contar com circuito de palestras, cultura e depoimentos comoventes de mulheres que superaram o câncer de mama. Os temas sobre oncologia, nutrição e mastologia serão abordados por especialistas que vão palestrar para os profissionais da saúde, mas também para o público leigo. Direito dos pacientes oncológicos, obesidade e câncer de mama e autoestima são alguns dos assuntos que também serão discutidos.

A jornada ainda contará com atividades como apresentação teatral, exposição de fotos, ioga, atendimento gratuito e muito mais. O dr. Rodrigo Souto, diretor médico da PróOnco Mulher e organizador do evento, explica: "Nosso objetivo é oferecer uma programação repleta de atividades educacionais, mas com muita leveza, em dias alegres e emocionantes, para que o público participante tome consciência da necessidade do autocuidado e da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas também levar uma mensagem de esperança para as mulheres que enfrentam esse tipo de neoplasia."

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se a identificação de 66.280 novos casos de câncer de mama no ano de 2021, sendo aproximadamente 43,74 casos por 100 mil mulheres (Inca, 2020). O câncer de mama é a neoplasia que mais acomete mulheres no território nacional, e, segundo pesquisas, as taxas são maiores em áreas desenvolvidas, como o Sul e o Sudeste, e menores na Região Norte.

O evento conta com o apoio da Oncomed; da Sociedade Brasileira de Mastologia; da Liga Fluminense contra o Câncer; do Hospital Icaraí; do Centro de Imagem Icaraí; da Clínica Felipe Mattoso; da Pró-fertil; da Lily e da Libbs e é organizado pelo Instituto Patrícia Arraes (Inpar).