Charitas: catamarãs vão voltar

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Governo do Estado do Rio de Janeiro confirmou, por meio do Diário Oficial de ontem (20), o retorno da operação na linha Charitas-Praça XV, e a normalização da grade de horários pré-pandemia da linha Praça XV - Arariboia. No dia 7 de outubro o prefeito de Niterói, Axel Grael, havia adiantado a informação em suas redes sociais.

De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes, e conforme a Resolução 1.462, publicada no Diário Oficial, a linha Charitas-Praça XV, que havia sido suspensa no início da pandemia, será retomada pela CCR Barcas gradativamente, a partir de dezembro.

A pasta afirma que neste período inicial o intervalo entre as viagens será de uma hora, com início às 6h15 (Charitas-Praça XV) e às 6h45 (Praça XV-Charitas). A grade operacional será totalmente normalizada, com os intervalos de 20 minutos, a partir de 10 de janeiro de 2022.

Já a grade de horários pré-pandemia da linha Praça XV - Arariboia será retomada em 30 dias. Atualmente a linha circula com intervalos de até 30 minutos nos horários de pico (5h30 às 9h e 16h às 18h) nos dias úteis e de uma hora aos sábados, domingos e feriados.

A publicação informa, ainda, que as linhas Praça XV - Paquetá e Praça XV - Cocotá permanecem com a grade determinada por decisão judicial.

Empresa diz que falta apoio - Em resposta a O FLUMINENSE sobre o retorno do serviço, a companhia CCR Barcas, responsável pelo transporte, ressaltou que a concessionária passa por um período alarmante de crise, e que não tem tido apoio do Governo do Estado nesta situação.

"Diferentemente de todos os outros modais, as barcas ainda se encontram em um patamar de perda de cerca de 70% da demanda, em relação ao período anterior à pandemia. O contrato de concessão não atende às necessidades da sociedade, da concessionária e do Estado do Rio. Conforme já alertado exaustivamente pela companhia, em hipótese nenhuma a concessionária continuará com a prestação do serviço após o prazo final da concessão (11 de fevereiro de 2023)", diz a nota.

A CCR Barcas também confirmou que não participará da nova licitação, em 2022.