Niterói lança projeto para o empreendedorismo feminino

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói lançou, nesta quarta-feira (20), o projeto Mulher Livre que vai oferecer oportunidade de capacitação para 120 mulheres na área do empreendedorismo feminino. O lançamento aconteceu na Cúpula do Caminho Niemeyer e contou com representantes do governo, do legislativo e de parceiros de diversos setores. O projeto será desenvolvido com o prêmio que faz parte do edital do Consulado Americano - Federal Assistance 2021, recebido pela Coordenadoria de Políticas para Mulheres (Codim). O projeto prevê que sobreviventes de violência de gênero ou em situação de vulnerabilidade social tenham um percentual de vagas para busca de oportunidades de geração de renda. O valor do prêmio, 19.655,18 mil dólares (cerca de R$ 109 mil), será utilizado ao longo de um ano.

O secretário Executivo, Bira Marques, representou o prefeito de Niterói, Axel Grael, e ressaltou que a parceria é motivo de orgulho para a cidade.

"É uma grande responsabilidade representar o prefeito Axel Grael neste evento. Essa parceria é motivo de orgulho. Estamos entre as prefeituras mais bem avaliadas do Brasil e em uma cidade com um dos melhores indicadores e isso é fruto de muito trabalho, esforço e planejamento. É de grande importância traduzir aquilo que a gente defende no processo eleitoral em políticas públicas. O poder público não chega sozinho a lugar nenhum e aí entram as parcerias. A parceria com a Câmara de Vereadores, com os setores privados que investem na cidade e com o terceiro setor é extremamente importante e amplia as oportunidades", reforça o secretário.

A coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, explica que o desejo é que esse projeto possa transformar a vida das mulheres que passarem por ele.

"A Codim existe há 18 anos e atende em três unidades com a missão principal de combate e enfrentamento à violência contra a mulher. Queremos ofertar não só a porta de entrada para essas mulheres, com acolhimento e atendimento nos nossos equipamentos, mas construir as portas de saída e dar esperança, possibilidade e oportunidades para que essas mulheres construam uma nova trajetória", destacou Fernanda.

Serão oferecidas quatro turmas com 30 vagas cada. Os cursos têm duração de quatro meses. As disciplinas incluem ensino à distância e presencial e abrangem as competências de liderança, planejamento estratégico, gestão financeira, inovação, programação, marketing digital entre outras.

Jacqueline Ward, Cônsul geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, esteve na cerimônia e destacou que o projeto Mulher Líder se alinha aos temas prioritários da missão americana no Brasil.

"Hoje é um momento especial que marca o lançamento desta iniciativa incrível que vai dar muitas ferramentas necessárias para empoderar 120 mulheres. Quando recebemos a proposta do Mulher Líder sabíamos que seria o início de uma excelente parceria. Chegaram muitas propostas juntas, mas o empoderamento feminino, inovação e ascensão social têm sido temas prioritários para a missão diplomática dos Estados Unidos no Brasil e isso é o que nos movimenta, declarou a cônsul.

A metodologia atende a pelo menos quatro itens propostos no edital como Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos; Indústria, Inovação e Infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação; e Redução das Desigualdades.