SG: planos de saneamento são apresentados ao setor econômico

Empresários de São Gonçalo acompanharam a apresentação das primeiras iniciativas da Águas do Rio na cidade - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Prefeitura de São Gonçalo e a empresa Águas do Rio promoveram na noite de quarta-feira, no Teatro Municipal George Savalla Gomes, um encontro com os principais representantes dos setores do comércio e da indústria da cidade. O evento, conduzido pelo prefeito Capitão Nelson, teve objetivo de apresentar a nova concessionária de água e esgoto que vai atuar no município a partir de 1º de novembro. A nova concessionária irá investir em torno de R$ 776 milhões na cidade nos primeiros cinco anos e R$ 3,5 bilhões no período total da concessão.

O encontro também contou com as presenças dos secretários municipais de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas, e de Desenvolvimento Econômico, Marcio Picanço, além do diretor superintendente da Águas do Rio, Sérgio Braga, e do diretor executivo, Rafael Fendrich, que vão atuar na regional Leste da companhia.

"Queremos levar saúde para a população, ajudar no desenvolvimento do município, gerar trabalho e renda para os moradores, promover a valorização imobiliária e contribuir para a preservação do meio ambiente.", afirmou Sérgio Braga em sua apresentação sobre os programas sociais da concessionária Afluentes, voltado para o relacionamento com lideranças comunitárias, e Vem com a Gente,
que faz atendimento itinerante.

"Regularizar o abastecimento de água para população está entre as primeiras diretrizes da nossa gestão. De casa em casa, faremos o cadastramento, prospecção de novos clientes, eliminação de vazamentos e fraudes, inclusão de usuários na tarifa social, extensão de redes de água e esgoto, entre outras ações para a regularização dos serviços e com foco em reduzir as perdas. Desta forma, possibilitará a disponibilização de água para abastecer outros locais que hoje sofrem com a falta d'água.", explicou Rafael Fendrich.

Com a concessão dos serviços públicos de saneamento básico, representantes do governo estão otimistas com a economia que irá voltar a aquecer, favorecendo os setores do comércio e da indústria. A partir destes recursos, foi desenvolvido o Plano Estratégico Novos Rumos, apresentado durante o evento com o intuito de mostrar os investimentos que serão realizados no município nas áreas de infraestrutura e saúde.

"O desenvolvimento passa, necessariamente, pelo saneamento básico. Tenho absoluta convicção de que o gonçalense já começa a voltar a ter orgulho de sua cidade. Com as parcerias firmadas com os governos estadual e federal, com os recursos do leilão da Cedae e com a chegada da Águas do Rio, poderemos transformar nossa São Gonçalo. Somente conseguimos avançar com união, muito trabalho e reconhecimento das ações que estamos desenvolvendo.", finalizou Capitão Nelson.

O empresário José Roberto Souza Araújo, dono de uma fábrica de assentos sanitários, participou do evento e conheceu melhor os projetos da concessionária no município.

"Eu já conhecia o trabalho da Aegea porque tenho uma casa na Região dos Lagos e o serviço de saneamento melhorou 100% com a chegada da empresa na região. Antes, estava desmotivado com São Gonçalo, mas agora sei que as coisas vão mudar. Estou motivado como empresário em continuar desenvolvendo no município", afirmou.

A concessionária segue realizando reuniões com líderes comunitários e empresários de toda a área de concessão, que inclui 27 municípios.