Carioca pode ser liberado de usar máscara em local aberto

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou ontem (21) que a cidade pode atingir o percentual de 65% de população com vacinação completa contra a covid-19 na próxima segunda-feira, dia 25. Com essa cobertura vacinal, a prefeitura pretende desobrigar o uso de máscara em locais abertos e sem aglomeração.

Paes discursou para empresários na Associação Comercial do Rio de Janeiro e previu ainda que será possível atingir uma cobertura de 75% da população da capital fluminense com a vacinação completa em 15 de novembro, o que permitirá a desobrigação do uso de máscaras também em lugares fechados.

Segundo o painel de dados da cidade do Rio de Janeiro, o município vacinou até o início da tarde de ontem cerca de 62% da população com duas doses ou a dose única. Perguntado se acredita que o patamar de 65% será atingido até o início da semana que vem, ele respondeu: "Estou torcendo, rezando e aplicando agulha".

São Gonçalo - A Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo vacina todos os moradores com mais de 12 anos com a primeira dose contra o coronavírus hoje (22). A segunda dose também está disponível. Idosos e profissionais de saúde com mais de seis meses de intervalo da segunda dose e os imunossuprimidos com mais de 28 dias de intervalo da segunda dose podem tomar dose de reforço e adicional, respectivamente. Ao todo, 11 pontos funcionam, das 8h às 17h, e as clínicas gonçalenses do Mutondo e Dr. Zerbini, no Arsenal, das 8h às 21h.

Duque de Caxias - Uma decisão da Justiça do Rio de Janeiro obrigou o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a cumprir as medidas necessárias para o enfrentamento da covid-19. A decisão de quarta-feira (20) foi dada em resposta a uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e pela Defensoria Pública.

Desde o ano passado, o MPRJ tem movido ações cobrando que Duque de Caxias cumpra várias medidas, como obedecer a ordem de vacinação dos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19; observar o prazo para aplicação da segunda dose da vacina; e suspender o decreto que liberava o uso de máscaras, até que os dados epidemiológicos locais demonstrassem segurança nesta medida.