Campanha de adoção animal é lançada no Estado do Rio

Voluntária da causa animal, Lorena acolhe temporariamente gatinhos, até que eles sejam definitivamente adotados - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para reduzir o cenário de abandono de animais, agravado pela dificuldades econômicas decorrentes da pandemia, o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, responsável pelas políticas públicas de Proteção e Bem Estar Animal (RJPET), lançou uma campanha abrangendo todo estado com feiras de adoções.

"Iniciamos nossas campanhas de adoção no Município do Rio de Janeiro e, desde então, contabilizamos cerca de 200 animais adotados. Levar as campanhas para o interior é fruto de um trabalho em parceria com as prefeituras que, com certeza, dará muitos novos lares aos cães e gatos do nosso estado! A ideia é levar campanhas de adoção e conscientização a todos os 92 municípios", explicou o secretário
de Agricultura Marcelo Queiroz.

Amanhã (24), serão realizadas duas feiras: uma em São Gonçalo, no Jardim Partage Shopping, na qual mais de cem animais, entre cães e gatos, estarão disponíveis para adoção. A outra acontecerá em Porto Real, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância Sanitária. O evento visa a adoção responsável de animais no município.

Na ocasião, acontecerá o lançamento do Selo PET Friendly - Amigo dos Animais. Através do projeto, os estabelecimentos comerciais serão certificados junto ao Governo do Estado, em relação à permanência dos animais de estimação, junto a seus tutores, no local.

Lar temporário - Lorena Grion e Aline Cardoso são amigas e dividem um apartamento, na Tijuca, Zona Norte do Rio. Desde o início da pandemia, elas começaram a se preocupar com o abandono de animais e decidiram tentar ajudar de alguma forma.

"Naquele momento estávamos vivendo um período de desespero, e como somos apaixonadas por animais, vimos um pedido de socorro na internet, de dois gatinhos que estavam abandonados nas ruas de Belford Roxo. Eu e Lorena nem pensamos duas vezes, adotamos na hora", contou a jovem Aline.

E foi assim que as amigas decidiram se voluntariar à causa. "Não podíamos fazer muito, mas passamos a ajudar alguns projetos, doando ração, comprando rifas, compartilhando os posts. Tentamos fazer o que estava a nosso alcance para ajudar esses bichinhos que não têm culpa de serem covardemente abandonados todos os dias," explicou Lorena.

O tempo foi passando e as amigas decidiram fazer mais. Hoje, elas mantêm em casa um cômodo especialmente para ajudar esses animais com "lar temporário". Elas resgatam os bichos que se encontram em maior situação de risco nas ruas, levam para casa, cuidam, e tentam adoção.

"Hoje estamos com três filhotes de gato aqui, já fomos ao veterinário, estão bem de saúde e até que a gente consiga adoção para eles não podemos resgatar outros. Mas essa foi a forma que encontramos de contribuir com eles. Se cada um fizesse um pouquinho o sofrimento desses animais seria amenizado e o mundo seria certamente melhor", conclui Lorena.

Como fazer para adotar? - Para levar um animal de estimação para casa, o interessado na adoção deve apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além de passar por uma entrevista e assinar um termo de responsabilidade.

Sobre a RJPET - A RJPET é uma subsecretaria que visa, além da realização de ações de incentivo à adoção de animais, promover medidas de conscientização, dar suporte no controle, prevenção e erradicação de doenças, apoiar programas e projetos de defesa e bem-estar de animais, incentivando, ainda, sua posse responsável.

Onde encontrar:

Feira de adoção - São Gonçalo

Data: 24 de outubro, de 11h às 16 horas

Local: Jardim Partage Shopping

Feira de adoção - Porto Real:

Data: 24 de outubro, de 9h às 12 horas

Local: Quadra do bairro Novo Horizonte.