Passeio pelas trilhas da cidade

Niterói Ecotur Sem Barreiras, da Neltur, democratiza o acesso às trilhas da cidade através do uso da cadeira Juliette - Foto: Douglas Macedo/Prefeitura de Niterói

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Quem curte natureza pode aproveitar. A Prefeitura de Niterói, através da Niterói Empresa de Turismo e Lazer (Neltur), dará continuidade aos passeios pelas Trilhas do Parque da Cidade neste final de semana. Hoje, sábado (23), no Caminho de Darwin, às 9h, e amanhã, domingo (24), na Trilha dos Platôs, também a partir das 9h, haverá passeios acessíveis com 10 vagas cada, sendo 10% delas para pessoas com deficiência.

O Projeto Niterói Ecotur Sem Barreiras oferece aos portadores de deficiência, visitantes e turistas, passeios guiados pelas trilhas do Parque da cidade, gratuitos, com guias bilíngues, duas vezes por mês, sempre aos domingos, a partir das 8h, com grupos de acordo, com o nível de cada dificuldade da trilha e com todas as ações preventivas da Covid 19. Os participantes, a cada passeio, ficarão a uma distância um do outro de pelo menos 2 metros.

O programa é realizado pela Neltur, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e de Acessibilidade e o Clube Niteroiense de Montanhismo. Os trilheiros que têm dificuldade de locomoção serão conduzidos pelas equipes numa cadeira especial, chamada Juliette.

O passeio abrange as seguintes trilhas: a partir do Parque da Cidade: Ilha do Pontal, Morro das Andorinhas, Bosque do Eucaliptos, Morro da Peças, Platôs, Córrego dos Colibris, Caminho de Darwin, Mirante da Lagoa, Tapera e Platôs.

Para o presidente da Neltur, Paulo Novaes, há um todo um trabalho voltado para o potencial natural da cidade, com seus parques e paisagens, para que Niterói assuma cada vez mais sua vocação para um turismo eco-sustentável.

"O projeto Ecotur Sem Barreiras, além de oferecer aos niteroienses, visitantes e turistas, passeios guiados pelas trilhas do município, gratuitos, possibilita também aos portadores de deficiência esta experiência única de vivenciar a natureza através das trilhas".

Ecotur sem barreiras - Segundo Paulo Novaes, neste momento em que o mundo passa pela maior crise sanitária do século, a pandemia da covid-19, o ecoturismo surge como uma alternativa ao turismo de massa, incorporando em sua concepção os princípios do turismo alternativo, buscando no ambiente natural sua adequação aos princípios de inserção social e de mínimos impactos ao ambiente e melhores condições para o distanciamento social durante a atividade turística.

"Desde maio deste ano, com o objetivo de colocar o turismo como um importante agente na retomada econômica do município, no momento em que o ecoturismo é o setor que vem tomando a frente da retomada do turismo, a Neltur vem oferecendo e realizando o projeto Niterói Ecotur Sem Barreiras", explica o presidente da Neltur.

O Projeto consiste em ofertar à população niteroiense, aos turistas e visitantes da cidade passeios monitorados pelas trilhas da cidade. O maior diferencial da iniciativa é o Niterói Ecotur Sem Barreiras, que oferece vagas em alguns dos passeios pelas trilhas da cidade para pessoas com dificuldade de locomoção tenham disponível no local equipamento a cadeira Juliette.

O equipamento foi criado pelo engenheiro Guilherme Cordeiro. Trata-se uma cadeira de rodas adaptada para a prática do montanhismo. Ela foi projetada e construída para permitir que pessoas com deficiência física possam percorrer as trilhas mais desafiadoras. O equipamento é desmontável, fácil de transportar, possui apenas uma roda com pneu de borracha e amortecedor e necessita de dois operadores principais e dois de apoio, além do passageiro. O assento fica a um metro de altura, possui encosto e cinto de segurança.