Saúde da mulher é tema de roda de conversa no Huap

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Em alusão à campanha Outubro Rosa, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) promoveu, esta semana, uma roda de conversa sobre os cuidados com a saúde da mulher A ação contou com a participação de profissionais do hospital e cerca de 20 pacientes.

"Fui motivada pelas minhas companheiras de equipe, pela Divisão de Enfermagem e também pudemos integrar a Oncologia. É um sonho que sempre tive, de fazer uma reunião para trabalhar com todas as pacientes. Fico muito feliz pela realização, agradeço a todos que participaram, e também à Achuap, que patrocinou. Debater e trocar experiências é importante para elas verem que não estão sozinhas. Que cada uma tem sua luta, mas que há muito em comum entre elas. E para que sintam que estamos aqui não só para tratar, mas também para acolher", comenta a enfermeira do Huap e idealizadora da ação, Ana Bruno.

A roda de conversa foi organizada pelo Serviço de Mastologia do hospital e teve apoio da Divisão de Enfermagem e da Achuap (Associação dos Colaboradores do Hospital Universitário Antônio Pedro). Cada mulher compartilhou sua história, falou de situações engraçadas e se emocionou ao se aprofundar na sua luta. Entre risos e choros, também teve muito agradecimento à equipe do Huap.

"Eu acho ótimo esse tipo de iniciativa, tem que ter sempre, independentemente do Outubro Rosa. Porque o que as pessoas precisam é de conhecimento. Em 2018, eu fui diagnosticada com câncer de mama. A princípio, seria só na mama esquerda. Mas, o diagnóstico acabou sendo que eu tinha câncer nas duas. E que sorte eu tive de acabar chegando ao Antônio Pedro. Fiz oito meses de quimio pré-cirúrgica. Em 2019, fiz minha mastectomia total bilateral, e depois continuei com medicação. Agora, estamos na luta, porque temos que ter a consciência de que o cuidado continua para sempre", reforça a paciente Deborah Medina, presente no evento.

No Antônio Pedro, o tratamento de câncer de mama é realizado através do encaminhamento da mulher através da central de regulação. O hospital recebe, em média, quatro pacientes novas por semana. Além disso, chegam a ser realizadas 60 consultas neste mesmo período de tempo.

De acordo com a mastologista do hospital, Julia Dias, o atendimento é oferecido de maneira multidisciplinar e há também o serviço de assistente social e muitas outras áreas às quais é preciso recorrer a depender de cada caso. O serviço da Mastologia também oferece reconstrução mamária para todas as mulheres que desejam e que possam realizá-la no mesmo momento do tratamento.