São Gonçalo vistoria casas de repouso para idosos

Marcelo Lima, diretor da Vigilância Sanitária de SG, durante fiscalização - Foto: Renan Otto / Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de São Gonçalo, através das Subsecretarias de Vigilância Sanitária e de Fiscalização de Posturas, deu sequência às vistorias em casas de repouso para idosos do município nesta terça-feira (26).

Na primeira vistoria, na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Trindade, os agentes encontraram diversas irregularidades e sinais de, no mínimo, falta de zelo com os 31 idosos assistidos e que eram cuidados por apenas uma técnica de enfermagem. O cheiro de urina tomava o segundo pavimento e a falta de higiene era visível, com colchões e travesseiros comprometidos, além da lavanderia com fluxo cruzado de roupas (misturando peças limpas com sujas).

Além disso, os cômodos possuíam mais leitos do que o permitido pela legislação RDC nº 502 de 2021, que determina um máximo de quatro dormitórios por quarto, com afastamento mínimo, em função da pandemia de covid-19. No quesito segurança, mais irregularidades. Os três extintores de incêndio da casa estavam fora da validade e dois deles estavam vazios.

Os agentes também recolheram dois papagaios sem anilha, em gaiolas sujas e sem as mínimas condições para serem utilizadas. Os dois animais foram apreendidos pelo Comando de Polícia Ambiental (Cpam) e encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica. O caso foi registrado na 72 ª DP (Mutuá).

Na segunda vistoria, em um abrigo no Rocha, não foram encontradas irregularidades.