São Gonçalo: intervalo para 2ª dose cai para 8 semanas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Gonçalenses que se vacinaram com os imunizantes Pfizer e Astrazeneca contra o coronavírus até o dia 1º de setembro já podem tomar a segunda dose. O intervalo foi reduzido de 12 para 8 semanas por determinação do Ministério da Saúde. Onze pontos de vacinação atendem das 8h às 17h. As Clínicas Gonçalenses do Mutondo e Dr. Zerbini, no Arsenal, funcionam das 8h às 21h. As demais doses das vacinas (primeira e de reforço) continuam sendo aplicadas normalmente. No próximo sábado, dia 30 de outubro, os pontos de vacinação estarão fechados.

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil vacina todos os moradores com mais de 12 anos com a primeira dose. Idosos e profissionais de saúde com mais de seis meses de intervalo da segunda dose e os imunossuprimidos com mais de 28 dias de intervalo da segunda dose podem tomar as doses de reforço e adicionais, respectivamente.

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil está realizando o intercâmbio de vacinas na segunda dose, dependendo da necessidade e doses disponíveis em cada local de vacinação. As doses de reforço e adicional são feitas com a Pfizer.

Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose.