Fraudes: preso casal com 63 passagens na polícia

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Chegou ao fim a ação de mais uma quadrilha que atuava em esquema fraudulento do mercado financeiro. José Tiago de Oliveira Filho e Samantha Carretero Cerqueira foram presos, por policiais civis de Petrópolis (105ªDP), acusados de estelionato. A dupla já acumula pelo menos 63 passagens pela polícia somente este ano. Eles agiam na Região Serrana, Costa Verde e Baixada Fluminense.

Segundo as investigações, o casal fez quase dez mil vítimas, e movimentou cerca de R$ 4 milhões, com promessas de retorno financeiro bem acima do mercado usando uma empresa de fachada. A dupla ainda fazia questão de ostentar a vida de luxo nas redes sociais.

O negócio nunca chegou a sair do papel e não possuía registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nem mesmo CNPJ.

As transações começaram a ocorrer com maior número de clientes, sendo que este crescimento ocorreu com apoio de "agentes" que teriam a função de cooptar mais investidores, configurando uma pirâmide financeira. Na verdade, nenhuma ação era adquirida. Todo o capital depositado pelas vítimas era transferido diretamente para uma
conta de titularidade de José Tiago.

O casal fazia a captação de clientes através de palestras online. Eles também distribuíam brindes com a logomarca da suposta empresa, e gostavam de ostentar >a vida de luxo nas redes sociais.

Eles diziam às vítimas que realizavam transações como a compra de ações de empresas, como Google, Facebook, Amazon, Heineken e Coca-Cola.