Maricá: abastecimento de água terá R$ 438 milhões

Sérgio Braga, Alexandre Bianchini e Fabiano Horta conversaram no Centro de Operações Integradas da Águas do Rio - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O problema do abastecimento de água em Maricá foi tema de conversa esta semana entre o prefeito Fabiano Horta e o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, na sede da empresa. O objetivo do encontro era alinhar um plano de trabalho a ser executado quando o serviço no município passar a ser de responsabilidade da empresa, a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de novembro. O investimento será de mais de R$ 438 milhões.

"Estamos cientes dos desafios que permeiam a questão do fornecimento de água em Maricá. Por isso, já estamos estudando alternativas para mudar o cenário atual. Em curto prazo já iremos atuar em melhorias pontuais, pois entendemos que cada morador que passar a ter acesso a água já é uma conquista. Mas estamos determinados em ampliar estas possibilidades para que a população tenha acesso a este bem tão necessário para sobrevivência, inclusive para o desenvolvimento econômico do município", declarou Bianchini.

A Águas do Rio será responsável pela distribuição da água em Maricá. De acordo com o contrato de concessão, parte do insumo será comprado da Cedae e outra receberá tratamento pela própria concessionária. O serviço de coleta e tratamento de esgoto segue sendo realizado pela Sanemar - Companhia de Saneamento de Maricá.

"Há períodos em que a vasão da água no município é de apenas 10 litros por segundo, índice muito baixo para atendimento a toda população e demais setores. A escassez inclusive faz com que hoje o abastecimento precise ser suspenso de forma geral, em alguns momentos, e direcionado para serviços essenciais, como o hospital. Estamos muito esperançosos com a chegada da Águas do Rio e abertos a uma agenda de trabalho conjunta. Esta parceria será necessária para solucionar esta questão dramática, que mitiga a potência de crescimento que a cidade tem", afirmou o prefeito.

A questão de falta de água em Maricá já perdura por anos, visto a baixa capacidade de produção devido à estiagem que atinge o rio Ubatiba, e outros fatores. No encontro entre Águas do Rio e a prefeitura foi apontada a necessidade de identificar alternativas de captação, assim como intervenções para ampliar a capacidade dos reservatórios de água, e a melhor distribuição da rede de abastecimento em todo município.

"Temos todas as condições para realizar um bom trabalho. A Águas do Rio conta com a experiência do grupo Aegea, que é líder no setor de saneamento privado no país, e é reconhecida por levar água com abastecimento regular em suas áreas de concessão. Já realizamos um levantamento do cenário de Maricá e estamos nos aprofundando em alternativas de expansão de vasão de água. Sabemos que é algo que exige um plano de ações de médio e longo prazo, mas já iniciaremos trabalhando para fazer diferença, desde o primeiro dia", destacou Sérgio Braga, diretor superintendente da Águas do Rio, responsável pela região Rio Leste, que engloba São Gonçalo, Itaboraí, Paquetá, Maricá, Saquarema (3º Distrito) e Tanguá.

Na ocasião, representantes da Águas do Rio apresentaram aos membros da prefeitura de Maricá o Centro de Operações Integradas (COI), que já faz o monitoramento do abastecimento de água em mais de mil pontos, e será expandido ao longo da concessão. Com esta tecnologia, será possível identificar intermitências no fluxo de abastecimento de água antes mesmo que a população perceba, sendo uma importante ferramenta de atuação preventiva.

Sobre Águas do Rio - A concessionária estará presente em 124 bairros da capital do estado (Zona Sul, Norte e Centro), além de outros 26 municípios. São eles: Aperibé, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Cantagalo, Cordeiro, Casimiro de Abreu, Duas Barras, Itaboraí, Itaocara, Magé, Maricá, Miracema, Rio Bonito, Saquarema (3° Distrito), São Gonçalo, São Francisco de Itabapoana, São Sebastião do Alto, Tanguá, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti.