Sem máscara só no ano que vem

Embora tenha sido liberado o uso de máscaras em espaço aberto, nas ruas do Rio o acessório continuou a ser usado - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil; /Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na próxima segunda-feira (1), Niterói entrará na fase 2 do Programa Novo Normal Niterói, um conjunto de regras que está orientando a cidade neste momento da pandemia de covid-19. Nesta nova fase, não será mais obrigatório o uso de máscara em qualquer atividade física ao ar livre. O município tem 100% da população com mais de 18 anos vacinada em primeira dose. Em janeiro está programada a liberação de máscaras em locais abertos, na fase 3 do Programa. As medidas foram anunciadas pelo prefeito da cidade, Axel Grael, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Esta fase também prevê a suspensão do horário limite para fechamento de bares, restaurantes e afins. Ainda haverá permissão para o funcionamento de casas noturnas, casas de festas, pubs e boates, com até 80% da capacidade de público, mediante comprovação de esquema vacinal completo.

O prefeito Axel Grael destacou que desde o início de 2020, o município vem adotando medidas com base na ciência e nas melhores experiências internacionais.

"O governo do estado liberou o uso de máscaras em áreas abertas, mas cada município pode tomar as decisões que julgar adequadas. Em Niterói, vamos fazer a liberação do uso de máscaras em janeiro, em áreas abertas, sempre com a preocupação de preservar a saúde de todos", justificou.

Suspensão da vacinação de segunda e terceira doses com Pfizer e Astrazeneca - Com repasses insuficientes de doses pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde precisou suspender a aplicação de Pfizer e AstraZeneca para primeira e segunda doses. A vacinação contra covid-19 continuará para primeira dose de pessoas a partir de 18 anos, para segunda dose de Coronavac e para terceira dose em quem tomou Astrazeneca ou Pfizer como d1 ou d2.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, afirmou que a cidade tem a melhor cobertura vacinal do estado.

"Temos uma redução significativa no número de casos e no número de pessoas internadas no Hospital Municipal Doutor Gilson Cantarino e na rede particular", disse.

Abertura dos portões do Campo de São Bento - A partir deste sábado (30), o Campo de São Bento volta a funcionar com todos os portões abertos. A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, afirmou que este era um anseio da população niteroiense.

"Depois de mais de um ano controlando o número de pessoas que entram no Campo de São Bento, em conjunto com a Secretaria de Ordem Pública, vamos liberar os portões. A população da cidade ajudou e, neste sábado, a partir das 7h, todos os portões do Campo de São Bento estarão abertos", garantiu Monassa.

O Governo do Estado publicou ontem (28), em edição extraordinária do Diário Oficial, resolução da Secretaria de Estado de Saúde (SES) regulamentando a flexibilização do uso de máscaras. Na resolução, a secretaria orienta que os municípios poderão desobrigar o uso do equipamento de proteção individual em locais abertos e sem aglomeração quando 65% de toda a sua população ou 75% do público-alvo estiverem imunizados com as duas doses da vacina contra a covid-19 ou com a dose única, do imunizante da Janssen. A Secretaria de Saúde esclarece que o uso de máscara continua obrigatório em ambientes fechados.

No primeiro dia de liberação do uso de máscaras em lugares públicos, a maioria dos cariocas manteve o uso da proteção facial para prevenção da covid-19.

Em diversas ruas da centro do Rio de Janeiro eram poucas as pessoas que circulavam sem a máscara protetora no rosto.