Prefeitura entrega escola reformada em São Domingos

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação de Niterói entregaram esta semana mais uma unidade educacional reformada. A Escola Municipal Anísio Teixeira, em São Domingos, passou por obras estruturais nas áreas interna e externa, ganhou novos vestiários e a reforma da quadra. O processo de revitalização e modernização da Rede Municipal faz parte das prioridades da SME/FME, que estão entregando a quinta escola totalmente renovada.

O secretário de Educação, Vinicius Wu, ressalta que o investimento é essencial para melhorar a estrutura das escolas.

"Investir na qualificação das escolas é muito importante, não só por conta das medidas de segurança em relação à pandemia, mas por acreditar que um ensino público de qualidade vem acompanhado de uma infraestrutura adequada e modernizada. O nosso objetivo é consolidar Niterói como a cidade com a melhor estrutura escolar do Rio de Janeiro e temos tudo para fazer isso se tornar realidade até o fim desse ciclo", afirmou o secretário.

A escola recebeu pintura externa e interna, a quadra esportiva foi completamente reformada e foi construído um vestiário feminino e masculino para que os alunos possam, após as atividades de educação física, tomar banho e dar continuidade às outras atividades pedagógicas ao longo do dia. Além disso, as salas da secretaria e da direção foram ampliadas e renovadas, uma demanda da unidade que vai proporcionar mais espaço para os profissionais.

O presidente da FME, Fernando Cruz, enfatizou a importância do processo de reforma pelo qual as unidades estão passando e a necessidade de garantir a qualidade e a segurança para todos os membros da comunidade escolar.

"É importante fazer com que a infraestrutura das escolas fique cada vez melhor para que o trabalho desenvolvido por todos os professores e pedagogos seja feito em um ambiente adequado, e é isso que a gente tem feito. Hoje mais de 80% da rede já foi reformada e temos certeza de que chegaremos em 100% em breve", ressaltou.

A Escola Municipal Anísio Teixeira, inaugurada em 2014, atende 182 alunos do Ensino Fundamental, em tempo integral. A unidade oferece aulas de francês com profissionais da rede, e está desenvolvendo um projeto, em parceria com a Embaixada Francesa no Brasil, para se tornar uma escola bilíngue. O nome da escola homenageia o educador Anísio Teixeira, que foi secretário da Educação e Cultura do Rio de Janeiro em 1931. Anísio era defensor da educação pública obrigatória, laica e integral, da Educação Infantil até a universidade.

A diretora geral da unidade, Mara Rosana Lobo Alves, conta que a escola está muito satisfeita com as intervenções. Até ex-alunos tem visitado a unidade para conhecer os novos espaços.

"Tanto a quadra quanto o vestiário eram uma reivindicação de toda a comunidade escolar. Estamos muito felizes com essa obra, em ver a escola pronta e com a quadra entregue para os alunos. Esses espaços são muito importantes porque as crianças ficam em horário integral na unidade, em um total de 9 horas. Eles ficaram muito felizes com a nova quadra", disse.