Roubos a pedestres caem 44,53% em São Gonçalo

São Gonçalo Presente com bons índices na segurança pública - Foto: Renan Otto / Prefeitura de São Gonçalo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com o patrulhamento pelas ruas da cidade, a segurança tem aumentado mês a mês no município de São Gonçalo. Pelo sétimo mês consecutivo, os índices de criminalidade caíram de forma satisfatória. Em setembro desde ano, a cidade conseguiu uma redução de 44,53% nas ocorrências relacionadas a roubo de pedestres, se comparado ao mesmo período do ano de 2020, segundo o levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP).

No mês de setembro de 2021, foram 281 ocorrências de roubo a pedestres, 112 casos a menos do que o registrado no mesmo período no ano anterior. Esse saldo positivo foi possível através da integração entre a Secretaria de Ordem Pública, o 7º Batalhão da Polícia Militar e o apoio da Guarda Municipal e do São Gonçalo Presente, que tem atuado diariamente pelos bairros do município, buscando garantir o ir e vir da população gonçalense.

O secretário de Ordem Pública, Major David Ricardo, atribuiu o resultado ao trabalho realizado pelo prefeito Capitão Nelson.

"Temos que atribuir o resultado ao exemplo que o nosso prefeito tem demonstrado aos seus subordinados. Todos os servidores do município são contagiados por um gestor incansável na busca incessante de entregar uma cidade diferente ao cidadão", disse o secretário.

Major David Ricardo ainda reforçou que a integração entre as forças policiais no município tem sido um ponto crucial para a segurança.

"A integração entre o 7º Batalhão da Polícia Militar e a Secretaria de Ordem Pública, através dos agentes da Guarda Municipal e do São Gonçalo Presente, além das distritais locais, tem se mostrando o único caminho para reduzirmos drasticamente a insegurança que fazia parte do município em outras gestões. Não há como vencermos o crime sem entrega, esforço e dedicação. Sem sombra de dúvidas, a tônica do nosso trabalho tem sido a aproximação com a sociedade e a busca incansável por garantir aos cidadãos o direito de ir e vir em paz. Estamos vivendo novos tempos no município e trabalharemos constantemente para aperfeiçoarmos nossa prestação de serviços", afirmou o Major.

A professora e moradora do bairro Laranjal, Luciene Sardinha, relatou a importância dos agentes pelas vias do município.

"Sou moradora do bairro há sete anos e os moradores daqui sofrem com o grande número de roubos. A presença dos agentes com certeza inibe a ação dos assaltantes, que logo de manhã cedo costumavam assaltar as pessoas que estão saindo para trabalhar. Esse trabalho precisa ser ampliado e intensificado em mais bairros que sofrem com a violência", contou Luciene.

A recepcionista Graziela Henrique disse que a presença da Operação São Gonçalo Presente representa tranquilidade.

"Me sinto tranquila ao percorrer as ruas de São Gonçalo, porque sempre tenho a visão de um policial próximo. Gostaria que o nosso município pudesse contar com esse policiamento em outros bairros, nas praças, em locais mais movimentados", concluiu Graziela.