Rio é o terceiro estado em número de pequenos negócios

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Entre 2019 e 2020, a taxa de empreendedorismo potencial saltou de 30% para 53%. Esses números refletem a quantidade de empresas abertas no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, são mais 1,7 milhão de empresas exercendo suas atividades no estado. Dessas, 65% correspondem aos microempreendedores individuais, 22% são microempresas, 4% empresas de pequeno porte e 8% representam as médias e grandes empresas. O levantamento do Sebrae Rio aponta que o estado é o terceiro do país em número de pequenos negócios, correspondendo a 9% dos pequenos negócios do Brasil.

"O país vem tendo uma maior variação da taxa de Empreendedorismo Potencial quando comparado com outras economias do mundo. O Rio de Janeiro tem 92 municípios, além da capital. Esse vasto território possui vocações e riquezas únicas. Por isso, oportunidades de negócios estão surgindo a todo o momento. Abrir uma empresa é fácil. O difícil é mantê-la funcionando. Com as novas tecnologias disponíveis, o empreendedor vem buscando capacitações para aprimorar seu modelo de negócio", explica o analista do Sebrae Rio, Felipe Antunes.

Dos pequenos negócios em funcionamento, 43% estão na capital, 17% na Baixada, 11% no Leste Fluminense, 7% na Região Serrana, 6% na Região dos Lagos, 5% no Médio Paraíba, 5% no Norte Fluminense, 2% na Costa Verde, 2% no Noroeste Fluminense e 2% no Centro-Sul.

Quantidade de empresas por setor

Quarenta e sete por cento das empresas em funcionamento no Rio de Janeiro são ligadas ao setor de serviços. Na sequência, o comércio ocupa a segunda colocação com 27%, seguido de perto pela indústria com 17%. Já a economia criativa e o turismo aparecem com 4% cada um. Para fechar a lista, a agropecuária aparece com um 1%.