Novembro azul começa em SG

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata teve o seu pontapé inicial, através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), ontem (3), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo. O urologista Ronald Rodrigues Monteiro, que atende no Posto de Atendimento Médico (PAM) de Neves, palestrou sobre a doença para vereadores e funcionários da pasta. O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil (Semsa), Dr. André Vargas, também falou sobre a influência da internet e prevenção.

O câncer de próstata é o segundo que mais mata homens no Brasil, ficando atrás somente do câncer de pele. A estimativa é que 65.840 mil novos casos sejam confirmados entre os anos de 2020 e 2022. Por isso, o urologista falou da importância do combate a esse tipo de câncer. "O combate é muito simples. São apenas dois exames que devem ser feitos anualmente. São eles: PSA (sangue) e o toque. É muito fácil, mas infelizmente ainda tem muito tabu. Com alguma alteração nesses exames, a confirmação pode vir através da biópsia", disse o médico.

O crescimento do câncer de próstata é lento e assintomático. Por isso, é necessário a realização anual dos exames, principalmente para os homens que têm fatores de risco como hereditariedade (casos de pai, irmão e tio); ser negro ou obeso e que já têm mais de 40 anos. "Não é porque não sente nada que não precisa fazer os exames. Quando o paciente começa a sentir, o câncer já pode estar mais avançado", explicou Ronald, acrescentando que, quando aparecem, os sintomas são: dificuldade de urinar, vontade de urinar com frequência, demora em começar a urinar e presença de sangue na urina e sémen.

Normalmente, a incidência da doença começa aos 45 anos e vai aumentando com a idade. O maior número de casos é entre os homens com mais de 65 anos. Mas há casos em homens mais jovens. "Além dos exames, é muito importante manter uma alimentação saudável, peso adequado, fazer atividade física e evitar consumo de álcool e cigarro. Mais uma vez é importante frisar que a realização dos exames é importantíssima e que é mito que a ingestão de licopeno (substância carotenóide que dá cor aos alimentos vermelhos) previnem o câncer", finalizou o urologista.

O secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Dr. André Vargas, também lembrou que as pessoas têm que procurar mais os médicos, fazer seus exames e não acreditar em tudo que se lê na internet. "Os sites de consultas estão acabando com muita gente. As pessoas já chegam nos consultórios dizendo o que acham que têm por terem visto na internet ou porque é o mesmo que pessoas próximas tiveram. Com a saúde, não podemos ficar no achismo. E o melhor caminho é ir ao médico e fazer os exames de prevenção", aconselhou Dr. André.