Persistência nas lutas

Charbel Tauil - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Charbel Tauil Rodrigues*

Eis que chegamos a novembro, o "mês dos feriados": comércio e serviços param nos dias 2 (Finados); 15 (proclamação da República) e 20 (Zumbi / Consciência Negra). Faltou mencionar o dia 22, dirá o leitor mais apressado. Mas estará equivocado. De agora em diante, o aniversário de Niterói deixa de ser feriado, passando a ser apenas "data comemorativa". Isto era algo desejado há muito tempo pelos empreendedores da cidade, que não se conformavam com ter que ficar de portas fechadas, perdendo dinheiro, durante o aniversário do município. Registre-se que, há muito tempo, na maioria das capitais brasileiras o aniversário da cidade é apenas uma data festiva: há shows, desfiles e comemorações diversas, mas nada de ser feriado.

A extinção do feriado do 22 de Novembro culminou uma longa luta do Sindilojas Niterói, que levou no mínimo seis anos incomodando as autoridades locais com críticas e reivindicações para que tal situação viesse a ser mudada. Foram incontáveis pronunciamentos em discursos, notas, reportagens e artigos publicados na Imprensa local, marcando posição em defesa dos empreendedores, sendo a voz do nosso Sindicato muitas vezes a única que se mantinha ativa e inflexível.

Pois insistimos mesmo assim e continuamos criticando esse verdadeiro absurdo, até que em 2020, finalmente, ficou decidido que o 22 de Novembro passaria a ser apenas uma Data Comemorativa em nosso município.

À parte a questão dos feriados vale recordar uma outra frente de atuação, que diz respeito aos jiraus das lojas, que num dado momento a prefeitura resolveu taxar. Prontamente, nos mobilizamos (o Sindilojas e outras entidades de classe) pela não-cobrança de IPTU dos jiraus com até 2 metros de altura (conseguido), além do aumento do percentual de ocupação destes. Um projeto de lei chegou a ser apresentado na época na Câmara Municipal, porém vetado. Até que em meados de setembro um novo projeto foi apresentado no Legislativo, pelo vereador Daniel Marques, estabelecendo definições e parâmetros para a implantação de jiraus e mezaninos em edificações em nosso município. Tudo correndo bem, tais questões poderão em breve estar pacificadas e bem equacionadas, resultando em tranquilidade para os comerciantes locais.

Faço tais considerações como um lembrete de que costumam ser longas e cansativas as lutas em defesa dos legítimos interesses dos empreendedores, mas que jamais devemos deixá-las de lado. A persistência é fundamental. E quando as entidades de classe se unem e trabalham em harmonia, então, a força é enorme. Nós, comerciantes, temos muitos desafios a enfrentar, e iremos vencê-los um a um.

Mesmo que demore um pouco, a vitória sempre estará ao nosso alcance, beneficiando a todos os lojistas e prestadores de serviços que acreditam no trabalho como elemento fundamental na construção do desenvolvimento social e econômico de nossa querida Niterói.