Niterói: Consciência Negra com extensa programação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Mês da Consciência Negra será celebrado com uma extensa programação organizada pela Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói. O "Novembro Negro 2021" terá uma agenda emblemática que abordará temas como: A afirmação do povo negro, o combate ao racismo e à intolerância religiosa, e a garantia dos seus direitos. Ao longo de todo o mês, a Educação promoverá debates, palestras, workshops, mostras, ocupações artísticas e apresentações culturais, tendo como centro a promoção da igualdade e valorização da história do negro no Brasil. A abertura do evento será realizada nesta quinta-feira (4), às 16h, no auditório do Caminho Niemeyer, com transmissão no Facebook Educação Niterói.

O secretário de Educação, Vinicius Wu, destaca que no mês de novembro, Niterói reafirma seu compromisso com o combate ao racismo e a valorização da cultura afro-brasileira e da contribuição dos negros e negras à história do país.

"Este é um mês de celebração, debate sobre políticas públicas, reflexão e de luta. Uma sociedade verdadeiramente democrática não pode ser tolerante com o racismo. É preciso trabalhar para a redução das desigualdades étnico-raciais e enfrentar o racismo estrutural por meio de ações concretas, políticas públicas e da mobilização da sociedade", reforça o secretário.

A abertura terá a participação do secretário de Educação, Vinicius Wu, a subsecretária de Igualdade Racial de Niterói, Gloria Anselmo, a vereadora Verônica Lima, o fundador da CUFA, Anderson Quack, a professora de sociologia da UFF e pesquisadora do Afro/Cebrap Flávia Rios, e a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Rebecca Vieira. A mediação será da professora da Rede, Caroline de Souza. A apresentação artística ficará por conta do grupo de dança dos alunos da E. M. Levi Carneiro (Sapê), com o tema "Saudação aos Orixás".

"O Novembro Negro traz consigo a urgência da pauta igualitária em nossa sociedade. Propomos uma agenda emblemática de lutas e mobilizações pela afirmação do povo negro, combate ao racismo, à intolerância religiosa e pela garantia dos direitos", ressaltou Thiago Risso, subsecretário de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional (SSPCA).

Ao longo de todo o mês de novembro será realizado o Webnário "Educação Antirracista, Currículo e Vozes Negras", com transmissão pelo Facebook Educação Niterói. A atividade foi organizada pela Coordenação de Educação na Diferença (Cedif), vinculada à SSPCA.

A programação completa está disponível nas redes sociais da Educação Niterói, no Facebook (facebook.com/educacaonit) e no Instagram (@educacaoniteroi).