Estado do Rio apresenta risco baixo para transmissão da C-19

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A 55ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada ontem (5) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que pela segunda semana consecutiva a Região Metropolitana l ficou classificada na bandeira verde (risco muito baixo). As demais regiões apresentaram risco baixo, ficando com bandeira amarela, mesma classificação geral do estado.

Na média geral do estado, o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caiu 41%; e de óbitos 41%. A análise compara as semanas epidemiológicas 42 (de 17 a 23 de outubro) com a 40 (03 a 09 de outubro).

"Está havendo redução no número de internações em todas as regiões de forma consistente. Essa redução vem se mantendo desde o início de agosto e nos permitiu alcançar o resultado de flexibilização em que hoje estamos, o que é excelente para o estado do Rio. Por isso, mais uma vez reforço a necessidade das pessoas se vacinarem, incluindo a segunda dose e a dose de reforço", frisou o secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Com o avanço da campanha de imunização e a redução da transmissão da doença, a taxa de ocupação de leitos Covid segue em queda sustentável. A de UTI passou de 33%, no levantamento anterior, para 27%; e a de enfermaria, de 20% para 18%, as menores desde o início deste ano. Todas as regiões de Saúde apresentaram uma taxa de ocupação de UTI e de enfermaria inferiores a 50%. Por isso, parte dos leitos está sendo revertida para tratamentos de outras especialidades.

A taxa de positividade para testes da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro em outubro ficou em 10%. É a menor desde o início da série histórica da pandemia. O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, registrou uma redução de 13% nos exames com resultados positivos em relação aos realizados em setembro.

Vacina em crianças - Representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reuniram ontem (5) com integrantes do Instituto Butantan para tratar sobre a possibilidade de aplicação da vacina contra a covid-19 Coronavac em crianças e adolescentes.

O Instituto Butantan, vinculado ao governo de São Paulo, possui parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac para a produção e distribuição de doses da vacina Coronavac no Brasil, como vem sendo feito para o combate à pandemia neste ano.

Segundo a Anvisa, os integrantes do instituto apresentaram o andamento de estudos que estão sendo realizados na China sobre a segurança e a eficácia do imunizante para pessoas com menos de 17 anos.