São Gonçalo: saúde masculina é foco neste mês de novembro

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As Academias da Saúde de São Gonçalo vão trabalhar a consciência masculina este mês. Além das aulas de atividades físicas, eles terão palestras sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata dentro das atividades do Novembro Azul da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa). As ações também vão contar com rodas de conversa sobre tabagismo, alimentação saudável, diabetes e hipertensão.

"A intenção é mostrar para os homens que, além de cuidar do físico, eles também precisam cuidar da saúde como um todo. Por isso, terão palestras sobre diversos assuntos dos programas da Secretaria de Saúde, mas principalmente sobre o exame de sangue PSA (sigla em inglês de Prostate-Specific Antigens, que significa Antígeno Prostático Específico), que detecta o câncer de próstata", disse a coordenadora das Academias da Saúde, Natalya Muniz dos Santos.

A coordenadora do Programa Integral da Saúde do Homem, Maria Neto - uma das palestrantes - vai falar sobre o câncer de próstata, como prevenir e os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em São Gonçalo. "Todos os homens com mais de 50 anos podem fazer o PSA, com pedido médico, em qualquer unidade de saúde da cidade que tenha laboratório. Os homens que têm fatores de risco (histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade) devem fazer a partir dos 45 anos", disse Maria.

As coordenadoras de programas da Semsa Denise Rocha, Mara Cortazio e Raquel Dias falarão sobre o controle do diabetes, hipertensão e tabagismo, respectivamente. "O Programa de Hipertensão Arterial e Diabetes (Hiperdia) cadastra e acompanha os hipertensos e/ou diabéticos da cidade, oferecendo tratamento e uma melhor qualidade de vida aos pacientes. Muitos gonçalenses não sabem e, por isso, vamos levar a informação até eles e elas, que também podem influenciar os maridos em casa", disse Denise Rocha.

O Programa Municipal de Controle ao Tabagismo é oferecido em 19 unidades de saúde. "O objetivo é mostrar que pessoas com mais de 18 anos que querem parar de fumar têm onde procurar. O programa tem duração de quatro semanas com encontros uma vez por semana e acompanhamento de um ano. Os profissionais mostram como parar de fumar", explicou a coordenadora do programa, Raquel Dias.