Enem: exonerações no mês das provas

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dois coordenadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediram demissão: o coordenador-geral de Logística da Aplicação, Hélio Júnio Rocha Morais, e o coordenador-geral de Exames para Certificação, Eduardo Carvalho Sousa. Os pedidos foram registrados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

As duas coordenações estão ligadas à realização de avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será nos próximos dias 21 e 28, e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), entre outros.

O pedido de Morais foi registrado ontem (5) no sistema e o de Sousa, na quarta-feira (3). Ambos pedem a exoneração dos cargos e dos encargos de fiscais de contratos do Enem, Encceja e de outras avaliações.

Os pedidos ocorrem em meio à publicização da insatisfação dos servidores da autarquia com a atual gestão de Danilo Dupas Ribeiro, que ocupa a presidência do Inep. Na quinta (4), os trabalhadores realizaram assembleia em frente à sede da autarquia, em Brasília.

"A iniciativa faz parte das ações que buscam resguardar o corpo técnico do Inep e, consequentemente, a integridade das avaliações e das estatísticas educacionais que são entregues à sociedade", destaca em carta a Associação dos Trabalhadores do Inep.

No comunicado, a associação relata que há casos de "assédio moral, desmonte nas diretorias e outros".