São Gonçalo inicia Semana da Umbanda

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Considerado o berço da anunciação da Umbanda, uma religião brasileira com elementos de religiões africanas, indígenas e cristãs, o município de São Gonçalo inicia amanhã (11) uma semana de eventos, com a mesa de debates "As outras Umbandas", com participação da Comissão Organizadora da 1ª Semana da Umbanda de São Gonçalo. O encontro vai contar com a presença de Mãe Flávia Pinto, Pai Junior D'Oxóssi, Pai Pablo Santa Clara e Mãe Ana D'Iemanjá, às 19h, no Centro Cultural Joaquim Lavoura.

Na segunda-feira (15), às 9h, na Praça Zélio Fernandino de Moraes, em Neves, acontece a solenidade do Dia da Umbanda, com a Lavagem da Praça Zélio Fernandino de Moraes e inauguração de uma placa de homenagem à data.

Já na terça (16), haverá mesa de debates "Umbanda, Zélia e São Gonçalo", também com a comissão organizadora da 1ª Semana da Umbanda. Como convidados, os professores Rui Aniceto, Luciano Tardock, Camila Fogaça e Pedro Rebelo. O evento acontece às 19h, no Centro Cultural Joaquim Lavoura.

Na sexta (19), será realizada a 2ª Cerimônia Marco Zero da Umbanda em São Gonçalo, às 16h, na Câmara Municipal. Na ocasião, haverá apresentação cultural, lançamento do artigo científico "Lugar de luta e memória: A construção do Marco Zero da Umbanda em São Gonçalo/RJ" e uma homenagem com entrega de monções para os dirigentes gonçalenses das religiões afro-brasileiras.

Encerrando a programação, no sábado (20), vai acontecer o "Lançamento do Site MuseUmbanda e a importância desse aparelho na luta contra a Intolerância Religiosa", com os autores do Projeto MuseUmbanda e a Secretaria de Cultura e Turismo. Como convidados, os autores Alexandre Cumino, José Beniste, Cláudia Alexandre e o jornalista Marcelo Fritz. O lançamento acontece às 19h, no Teatro Municipal.