Pequenos negócios puxam geração de empregos no RJ

Pequenos e médios negócios geram empregos e consumo, avalia Sebrae - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os pequenos negócios seguem puxando a geração de empregos no Estado do Rio de Janeiro. Até setembro, as micro e pequenas empresas criaram 89% das vagas formais do estado, ou seja, foram criadas mais de 105 mil vagas no período. Em contrapartida, as médias e grandes empresas do estado geraram um pouco mais de 13 mil novas vagas no período. Esse é o resultado do levantamento realizado pelo Sebrae Rio, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

"A retomada da economia passa diretamente pelo apoio que as micro e pequenas empresas recebem para continuar gerando empregos e movimentando o poder de consumo. Neste momento, a expectativa é que com a retomada da atividade econômica presencial, seguindo os protocolos de saúde e somado ao avanço da vacinação, a geração de empregos com carteira assinada continue apresentando resultados positivos nos próximos meses", destaca Felipe Antunes, analista do Sebrae Rio.

O setor de serviços liderou a geração de empregos no estado com 55%, seguido pelo comércio, com 21%. Já a indústria de transformação criou 12% das vagas e a construção civil foi responsável pela geração de 9% das vagas de emprego com carteira assinada.

Empregos e massa salarial -As micro e pequenas empresas são responsáveis por 27% da participação do PIB no Estado do Rio, além de 50,45% dos empregos gerados e por 39,34% da massa salarial. Em contrapartida, as médias e grandes empresas são responsáveis por 49,55% e 60,66% da massa salarial.

Setrab - A captação de empregos realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) resultou, esta semana, na oferta de 1.046 novas oportunidades de trabalho para várias regiões do Estado do Rio: Metropolitana, Médio Paraíba, Baixadas Litorâneas e Serrana.

As vagas são disponibilizadas por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), e os salários podem chegar a R$ 6.600

Na Região Metropolitana são oferecidas 522 oportunidades de trabalho para perfis variados, incluindo 202 destinadas exclusivamente para pessoas com deficiência. Para nível médio, há 100 oportunidades para vendedor, 40 para auxiliar de linha de produção, 25 para operador de caixa, entre outras. Para nível superior, existem oportunidades para técnico de análises química, técnico de controle de meio ambiente e analista de comunicação.

Para moradores de Cabo Frio, estão sendo oferecidas oito vagas para promotor de vendas, com exigência de ensino médio completo.

Na Região do Médio Paraíba são oferecidas 115 oportunidades. Entre elas, 30 vagas para frentista, 30 para motorista, entre outras.

Na Região Serrana há 401 vagas disponibilizadas. Entre elas, 80 para operador de telemarketing, 80 para vendedor, 50 para analista de recursos humanos, entre outras.

O Sine faz uma análise comparativa do perfil profissional de cada candidato cadastrado com o da vaga disponibilizada pela contratante. Por isso, é importante manter o cadastro
atualizado.