Cidade em Ordem: SG fiscaliza irregularidades

São Gonçalo faz choque de ordem na Vila Olímpica, no bairro do Colubandê - Foto: Renan Otto/Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para vistoriar e coibir práticas irregulares, a Prefeitura de São Gonçalo, através da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, ligada à Secretaria de Ordem Pública, e Secretaria de Meio Ambiente, vistoriou estabelecimentos comerciais nos bairros do Paraíso, Alcântara e Marambai, na terça-feira (9). A operação também contou com apoio de agentes do São Gonçalo Presente e da Ronda Ostensiva da Guarda Municipal (Romu).

A ação foi realizada através de determinação do Ministério Público e também para atender a denúncias sobre construções irregulares, perturbação de sossego, eventos sem autorização e outras demandas.

O primeiro local visitado pela equipe foi um ferro velho na Rua Paul Leroux, no Paraíso, que, apesar de ter alvará de funcionamento, não tinha licenciamento ambiental. O proprietário foi intimado a comparecer à Secretaria de Meio Ambiente (Semma), no prazo de 72 horas, para iniciar o processo de licença.

Na Rua Dr. Alfredo Backer, em Alcântara, uma drogaria que ocupa parte do passeio público foi notificada para demolir a metade da farmácia, por se tratar de uma construção irregular. O prazo para que o local seja demolido é de 60 dias. Caso não seja cumprido, o estabelecimento pode ser multado. O responsável pelo condomínio, que é ligado à drogaria, também foi notificado para tomar ciência da determinação, imposta pela Subsecretaria de Fiscalização de Posturas.

Em Marambaia, na Rua Izolina Porto Lopes, uma fábrica de balas foi intimada a regularizar o alvará de funcionamento, que estava vencido. O prazo é de 15 dias. A dona do estabelecimento também foi intimada a ir até a Secretaria de Meio Ambiente no prazo de 72 horas, para regularizar a documentação de licença ambiental.

As ações fazem parte da "Operação Cidade em Ordem", da Secretaria de Ordem Pública, que tem como foco o ordenamento dos espaços públicos e garantir o cumprimento de decretos municipais.

Colubandê- Vila Olímpica da Fazenda Colubandê também passou por choque de ordem. O local, que recebe centenas de pessoas de todas as idades para praticar as mais diversas atividades esportivas, estava abandonado há anos e passa agora por melhorias.

As ações tiveram início na terça-feira, com uma revisão completa na iluminação do equipamento esportivo e na poda das árvores do local. A fiscalização se estendeu até ontem (10). Já nesta quinta-feira (11), os trabalhos serão concentrados na parte limpeza do equipamento. Além disso, a subsecretaria de Limpeza Urbana vai realizar ainda nesta semana, uma revisão nas papeleiras do local.

Ainda no quesito iluminação, na região da Fazenda Colubandê, a Subsecretaria de Iluminação Pública vai fazer uma revisão completa nos próximos dias na Rua Expedicionário Ari Rauen. Já no Alcântara, o último trecho do viaduto do bairro ganhou iluminação de LED. Trata-se da parte que dá acesso à Praça Chico Mendes.