'Fomentão': começam inscrições

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), abre hoje (12), às 10h, o período de inscrição para a chamada pública "Fomentão", que destina R$ 2,5 milhões para a produção cultural da cidade, com o objetivo de estimular a economia criativa e impulsionar as atividades artísticas, fortemente impactadas pela paralisação das atividades de público devido à pandemia de Covid-19.

O edital é mais uma ação do programa "Cultura é um Direito", que engloba ações para a garantia dos direitos culturais da população. O secretário das Culturas, Leonardo Giordano, destaca a importância do edital no atual momento de retomadas das atividades de público:

"As atividades culturais foram as primeiras a parar com a pandemia. Isso gerou um grande impacto na sustentabilidade do setor. Desde o início do ano, já investimos mais de R$ 37 milhões para amparar o setor cultural e os trabalhadores. Esse edital é mais um passo, para que os fazedores de cultura tenham mais fôlego para desenvolver as atividades diante da retomada das ações presenciais de público".

Giordano comentou ainda a praticidade nas inscrições: "Hoje, as inscrições estão totalmente digitais e online, o que facilita para quem quer se inscrever e aumenta o potencial de transparência. Além disso, em relação a uma das grandes dificuldades para os proponentes, que era a prestação de contas, agora existe uma possibilidade mais simples. O projeto selecionado no edital poderá prestar conta com a comprovação da execução do projeto. Ou seja, se o seu projeto é uma peça de teatro, o próprio espetáculo realizado e em cartaz comprova", explicou.

O "Fomentão" é voltado para propostas culturais realizadas por artistas, grupos, coletivos ou instituições culturais que tenham CNPJ (incluindo MEI). As ações precisam se enquadrar em um dos eixos do edital: montagem e realização de espetáculos, shows ou exposições; circulação de espetáculos, shows ou exposições; manutenção de grupos, coletivos ou companhias; produtos artísticos ou culturais; residências artísticas ou mostras e festivais.

As propostas inscritas poderão contemplar as mais diversas expressões e linguagens, incluindo: shows, concertos, clipes, espetáculos de teatro, dança, circo, obras audiovisuais, produções literárias, leituras dramatizadas, oficinas das mais variadas expressões artísticas, como acervos, arquivos, arte e cultura urbana, arte pública, artes digitais, artes integradas, artes visuais, artesanato, audiovisual, biblioteca, capoeira, Carnaval, cinema, etc.

A chamada pública conta com pontuação adicional para grupos majoritariamente formados por mulheres; pessoas negras; travestis ou transexuais; pessoas com deficiência ou que sejam realizados nas Zonas de Interesse Especiais.

As inscrições ficam abertas até as 18h do dia 28 de dezembro. Para acessar o edital e realizar a inscrição, basta acessar o site: culturaeumdireito.niteroi.rj.gov.br .