Empresas italianas parceiras no desenvolvimento do Estado

Governador Claudio Castro se reuniu ontem com Laura Castelli, em Roma, para anúncio do acordo de entendimento - Foto: Divulgação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, ontem (11), um acordo de entendimento com as empresas Enel X, Leonardo e TIM para o desenvolvimento do conceito de Cidades Inteligentes e o planejamento de estudos sobre o tema. A parceria com as companhias italianas foi anunciada durante reunião do governador Cláudio Castro com a vice-ministra da Economia e Finanças da Itália, Laura Castelli, em Roma.

Soluções tecnológicas de ponta para infraestruturas de transporte, conectividade e iluminação e modelos de eficiência energética são alguns dos projetos que serão oferecidos pelas empresas. Entre as possíveis aplicações desenvolvidas no estado estão a medição do clima e nível de poluição, os sistemas de recarga pública para veículos elétricos e uso de plataformas de monitoramento em tempo real para climatização.

"Sistemas de energia e inteligência artificial vão proporcionar mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos e às indústrias fluminenses. Essa parceria recoloca o Estado do Rio de Janeiro em um cenário de desenvolvimento e credibilidade internacional", ressaltou o governador.

O projeto vai identificar cidades nas quais o desenvolvimento de projetos pode ser aplicado com a intenção de transformá-las em "laboratórios vivos" para as aplicações tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável. O município de Itaperuna foi escolhido para ser um dos que servirão como referência.

"Acredito que o projeto Cidades Inteligentes ajude a consolidar políticas públicas do Estado do Rio de Janeiro e aproxime ainda mais a Itália do Brasil", afirmou a vice-ministra da Economia e Finanças da Itália, acionista das três empresas.

Teleporto satélite 5G - Ontem, o governador também visitou a sede da empresa Leonardo e as instalações do Centro Aeroespacial Fucino da Telespazio, vinculada à companhia italiana. Na ocasião, foi anunciada a inauguração da pedra fundamental do maior teleporto satélite 5G da América Latina, em Maricá, este mês. A previsão é que a obra seja inaugurada em março de 2022 e que o teleporto entre em operação em junho de 2022.

O novo teleporto poderá oferecer serviços de telecomunicações para satélites geoestacionários, bem como serviços de baixa latência e alta largura de banda para constelações de satélites de baixa órbita. O cargo poderá atender à crescente demanda e às novas necessidades geradas pelo setor de óleo e gás da região e aproveitar as oportunidades
de outros setores, como governamental e marítimo, agropecuário e agricultura de precisão.

Os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, e do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, também participaram da visita.

Patrimônios monitorados por satélite - Patrimônios culturais, arquitetônicos e sociais fluminenses serão monitorados por satélites. O anúncio foi feito, ontem, pelo governador Cláudio Castro, em reunião com a vice-ministra da Cultura da Itália, Lucia Borgonzoni, em Roma. A ação conjunta tem como foco equipamentos de comunidades carentes.

"Preservar os nossos patrimônios históricos é uma preocupação. Por isso, o acordo assinado hoje com o governo da Itália vai ser essencial. Vamos proteger os bens culturais de mudanças climáticas e da degradação urbana e ambiental, que podem levar à perda dessa herança histórica", afirmou Cláudio Castro.

O acordo prevê, além da segurança do bem cultural, a realização de atividades conjuntas para desenvolvimento de empreendimentos, formação profissional e aquisição de novas tecnologias.

A parceria inclui o apoio a jovens em setores como arte, arquitetura, design e curadoria, com destaque para práticas artísticas sustentáveis ligadas a processos de regeneração de espaços em desuso e áreas carentes. Todos os projetos e ações serão realizados por meio de intercâmbio entre os governos.