Investidores apostam no mercado imobiliário em tempos instáveis

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Richard Sonsol*

Em meio ao turbilhão de incertezas nas conjunturas econômica e fiscal no país, crescem os investimentos no mercado imobiliário, um porto seguro em tempos instáveis, mantendo o imóvel como essencial na carteira do investidor.

Não à toa o setor tem mostrado vigor. Segundo projeções da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o ano de 2021 encerrará com R$ 195 bilhões de crédito imobiliário concedido, mais um recorde histórico para a área.

As vendas estão sendo impulsionadas por diversos fatores: manutenção de juros no patamar de um dígito, déficit habitacional, mudança de estilo de vida devido à pandemia da Covid-19, oferta de crédito nos principais bancos, lançamentos imobiliários nos diversos segmentos de renda e estoque de unidades prontas.

Quem, até então, estava juntando dinheiro para adquirir o bem com o objetivo de morar, está antecipando a compra para não correr o risco em aplicações de renda variável, que nesse momento passa por um período de instabilidade. Nesse cenário, o setor já comemora o resultado das vendas em 2021.

São inúmeros os fatores de insegurança para os investidores nesse momento, resultado das incertezas quanto ao controle das contas públicas, dos rumos da política, desvalorização do Real e fuga dos investimentos estrangeiros, que procuram possibilidades mais calmas. O Ibovespa, principal índice da B3 - a Bolsa de Valores brasileira - registra queda acumulada ao longo do ano. A inflação teve a maior alta para o mês de outubro em quase 20 anos, batendo 1,25%, com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no ano em 10,67%.

De olho nas novas demandas para moradias e investimento, construtoras e incorporadoras estão lançando novas plantas em regiões com infraestrutura e serviços de grandes centros, mas em cidades de médio porte, como é o caso de Niterói.

Para aqueles que procuram morar ou investir na cidade, contar com a assessoria dos associados da ADEMI-Niterói faz toda a diferença na hora de pesquisar as melhores opções de moradia. Especialistas estão prontos para dar segurança em todas as etapas, até a assinatura do contrato de compra.