Aventura humana pelo olhar de Ziraldo, no MHN, no Rio

Menino Maluquinho, um dos personagens mais icônicos da carreira do grande artista, estará presente na exposição - Foto: Reprodução/Ziraldo

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Exposição que marca o início das comemorações do centenário do Museu Histórico Nacional em 2022, en cartaz a partir de 20 de novembro, "Terra à vista e Pé na Lua" tem como foco a aventura humana rumo ao desconhecido. Pelo olhar visionário do escritor, desenhista e cartunista Ziraldo, o visitante navegará do "descobrimento" do Brasil às conquistas espaciais, passando por obras do artista que se unem conceitualmente às coleções do museu via códigos QR espalhados pela cenografia.

A trajetória de Ziraldo (livros, personagens, ideias ou mesmo objetos de trabalho) reconecta o visitante à história de um Brasil construído diariamente por todos nós. A curadoria e direção de arte são de Adriana Lins e Guto Lins (Manifesto), que contaram com o apoio e a participação do Instituto Ziraldo, enquanto a cenografia é assinada por Susana Lacevitz e Philppe Midani (Cenografia.Net).

Segundo Vania Bonelli, diretora Interina do Museu Histórico Nacional, para dar início às comemorações do centenário da instituição, "a fantástica criatividade" de Ziraldo e seus super-heróis é uma "verdadeira odisseia".

"Ao retornarmos à alegria, convidamos as mais diversas gerações para navegarem no tempo e no espaço, reafirmando a frase do Menino Maluquinho: 'que maluquinho que nada! Eu sou danado de feliz!'", conclui.

A exposição faz parte do Plano Anual 2021 do museu, que tem o apoio da Associação dos Amigos do MHN e patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Visitação: de 20 de novembro a 20 de fevereiro de 2022.

Museu Histórico Nacional - Praça Marechal Âncora, Centro do Rio.