Exposição que marca o início das comemorações do centenário do Museu Histórico Nacional em 2022, en cartaz a partir de 20 de novembro, "Terra à vista e Pé na Lua" tem como foco a aventura humana rumo ao desconhecido. Pelo olhar visionário do escritor, desenhista e cartunista Ziraldo, o visitante navegará do "descobrimento" do Brasil às conquistas espaciais, passando por obras do artista que se unem conceitualmente às coleções do museu via códigos QR espalhados pela cenografia.
A trajetória de Ziraldo (livros, personagens, ideias ou mesmo objetos de trabalho) reconecta o visitante à história de um Brasil construído diariamente por todos nós. A curadoria e direção de arte são de Adriana Lins e Guto Lins (Manifesto), que contaram com o apoio e a participação do Instituto Ziraldo, enquanto a cenografia é assinada por Susana Lacevitz e Philppe Midani (Cenografia.Net).
Segundo Vania Bonelli, diretora Interina do Museu Histórico Nacional, para dar início às comemorações do centenário da instituição, "a fantástica criatividade" de Ziraldo e seus super-heróis é uma "verdadeira odisseia".
"Ao retornarmos à alegria, convidamos as mais diversas gerações para navegarem no tempo e no espaço, reafirmando a frase do Menino Maluquinho: 'que maluquinho que nada! Eu sou danado de feliz!'", conclui.
A exposição faz parte do Plano Anual 2021 do museu, que tem o apoio da Associação dos Amigos do MHN e patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Visitação: de 20 de novembro a 20 de fevereiro de 2022.
Museu Histórico Nacional - Praça Marechal Âncora, Centro do Rio.
Aventura humana pelo olhar de Ziraldo, no MHN, no Rio

Menino Maluquinho, um dos personagens mais icônicos da carreira do grande artista, estará presente na exposição - Foto: Reprodução/Ziraldo
Tpografia
- Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
- Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo Leitura