Esporte é bom para a vida, diz Torben

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O velejador Torben Grael, ganhador de cinco medalhas olímpicas (dois ouros, uma prata e dois bronzes), disse que o esporte é muito importante para a saúde e deve ser pensado neste sentido e não somente relacionado a resultados e conquistas, inclusive olímpicas. "Isso tudo [medalhas] é muito bom, mas a parte melhor do esporte é o bem-estar que ele proporciona, os ensinamentos, de lidar com as vitórias, com as derrotas, seguir as regras. Tem muita coisa intrínseca do esporte que é importante para a vida das pessoas", disse.

Pai de Martine Grael, também ganhadora de ouros na vela nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016 e em Tóquio 2020, o velejador foi entrevistado no programa Sem Censura, na TV Brasil, no dia 8. Ele falou também sobre a tradição de sua família no esporte, as perspectivas para a vela em Paris 2024 e o projeto Grael, ONG da qual é cofundador e que já atendeu 17 mil alunos nos últimos 23 anos em Niterói.

Coordenador técnico da Seleção Brasileira de Vela, Torben disse que falta oportunidade para ter mais atletas no Brasil praticando esportes náuticos e, em especial, a vela. "Para o esporte da vela, embora seja considerado de elite, não necessariamente você precisa ser o dono do barco. Você precisa ter o aprendizado. A França, por exemplo, tem muitas escolas públicas de vela", disse.

Torben explicou que, no Brasil, as escolas de vela funcionam nos clubes. "É um dos motivos, eu diria, do bom desempenho do esporte da vela como um todo, porque nós temos uma ótima estrutura de clubes, mas ela é limitada", disse.