Firjan: indústria segue otimista

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (Icei-RJ), divulgado pela Firjan, aponta que os industriais seguem otimistas no estado do Rio. Em outubro, o índice atingiu 54,1 pontos, superando inclusive sua média histórica (51,5 pontos). A pesquisa avalia as condições atuais e as expectativas com relação à economia brasileira, do estado e da empresa. Os resultados variam de zero a cem pontos, sendo que os valores acima de 50 representam melhora ou otimismo.

Apesar do resultado otimista, a análise mostra que, após sucessivos crescimentos entre abril e agosto, o índice apresentou queda nos meses seguintes, refletindo, sobretudo, uma piora na percepção relacionada às condições atuais. "Sem dúvida, o cenário atual inspira cautela por parte dos empresários. Ainda existe dificuldade na compra de matéria-prima, custo elevado do frete e incertezas relacionadas ao fornecimento de energia, por exemplo. Precisamos também estar atentos à proximidade das eleições de 2022 e todas as turbulências que isso pode causar em um cenário onde as cadeias de valor estão longe das condições normais de temperatura e pressão", avalia o presidente do Conselho Empresarial de Economia da Firjan, Rodrigo Santiago.

O indicador de Condições atuais registrou 46,1 pontos em outubro. A maior contribuição para esse quadro foi a piora da avaliação relacionada à economia brasileira, que ficou em 40,6 pontos. O cenário nacional também afetou a avaliação sobre o estado (40,8 pontos) e sobre a empresa (48,8 pontos). Nesse contexto, as expectativas positivas para os próximos seis meses mantiveram a confiança do setor industrial fluminense.