No Rio, celebrações marcam o Dia da Consciência Negra

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura do Rio promove neste fim de semana uma ampla programação para o Dia da Consciência Negra. Neste sábado, a agenda começa às 6h, com uma série de homenagens e ações recreativas e culturais, entre as quais uma apresentação do Maracatu Baque Mulher, junto ao Monumento a Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas. Às 9h, Dom Orani Tempesta celebra a Missa da Consciência Negra na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, no Centro.

Às 10 horas, a banda da Guarda Municipal do Rio se apresenta no Cais do Valongo, na Saúde. Já o grupo Terreiro de Crioulo interpreta clássicos e novidades do samba na Toca da Criolice, em Padre Miguel, a partir das 11h. À tarde, às 16 horas, o ator Amir Haddad e a companhia Tá na Rua apresentam um espetáculo sobre a Consciência Negra na Praça Cardeal Câmara, na Lapa.

À noite, o Planetário do Rio recebe o Baile Charme do Disco Voador de Marechal Hermes, às 19h. Já a Cidade das Artes promove um show da cantora Nilze Carvalho, às 18h, e um concerto da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, às 19h, com todos os solistas negros. Os ingressos estão à venda pelo site http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/. O Cristo Redentor, por sua vez, ganha uma iluminação especial para marcar a data.

Pedra do Sal - A Rádio Roquette-Pinto (94,1 FM) vai transmitir direto da Pedra do Sal, na Zona Portuária, as celebrações pelo Dia da Consciência Negra. Durante a tarde, a luta do povo negro será lembrada, com muito samba e outras manifestações culturais.