Lutas das mulheres negras

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Como parte das comemorações pelo aniversário de 448 anos de Niterói, celebrado nesta segunda-feira, dia 22, o Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro, apresenta amanhã (21), às 16h, o espetáculo infantil "Mjiba - A Boneca Guerreira", criado pela Cia. Trupe Liuds em homenagem às lutas das mulheres negras.

O espetáculo, já apresentado no Festival Internacional de Teatro de Inverno em Maputo, Moçambique, traz discussões importantes e atuais de maneira lúdica e irreverente. Narra a história de dois palhaços carteiros que, ao se depararem com uma encomenda sem remetente, encontram algo totalmente inesperado dentro da caixa. A partir dessa descoberta, apresentam e discutem os problemas enfrentados pelas mulheres negras na sociedade.

Com sede na Comunidade Cultural Quilombaque, na periferia da cidade de São Paulo, onde atua desde 2006, a Cia. Trupe Liuds pesquisa a linguagem do palhaço e da comicidade negra, mesclando cenas do circo tradicional e contemporâneo, modalidades circenses e cultura popular.

Seu trabalho propõe diálogos, reflexões e questionamentos sobre a cultura negra e a sociedade brasileira, recriando a realidade cotidiana e despertando o imaginário das pessoas.