Atenção especial para migrantes e refugiados

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, vai criar o Núcleo de Atendimento para Migrantes e Refugiados, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM - ONU Migração) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), ou Agência da ONU para Refugiados.

"Teremos uma equipe interdisciplinar preparada para atender, orientar e integrar essa população", destacou o secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa.

De acordo com dados do Programa Caritas (Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio, no Rio de Janeiro), Niterói tem mais de 2 mil refugiados.

Coordenadora de Proteção do ACNUR, Sílvia Sander, contou que a criação do Núcleo Especializado representa um enorme avanço para a proteção e integração dessas populações em Niterói e no estado do Rio de Janeiro e é um exemplo a outros municípios.

"A ACNUR seguirá apoiando a Prefeitura de Niterói no fortalecimento do Núcleo e da rede pública local para o melhor atendimento de refugiados e migrantes que enxergaram em Niterói um caminho para recomeçar e para contribuir com a comunidade acolhida", reforçou.