Hemonúcleo faz ação no Dia do Doador

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No Dia Nacional do Doador de Sangue, cerca de 60 pessoas participaram da campanha de doação de sangue que ocorreu nesta quinta-feira (25), no Hemonúcleo de São Gonçalo, no Zé Garoto. Ao todo, 40 bolsas de sangue foram coletadas.

O Hemonúcleo de São Gonçalo é responsável por atender a todos os hospitais municipais da cidade e precisa, constantemente, que o estoque seja renovado. Segundo a coordenadora do Hemonúcleo, Juliana Karine Santos, é necessário que a população doe cada vez mais, já que o estoque não são repostos na mesma proporção.

"O nosso estoque estava em baixa e ver a unidade cheia de doadores alegra o nosso coração. O dia do doador contribuiu para adequar os nossos estoques e incentivar a doação constante da população. O nosso objetivo é que mais pessoas venham doar durante todos os dias", afirmou a coordenadora.

O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, no bairro Zé Garoto. O espaço atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Mais informações e dúvidas podem ser tiradas pelo telefone: 2605-6795.

Para fazer a doação é necessário estar em boa condição de saúde; ter entre 16 e 69 anos de idade; pesar, no mínimo, 50 quilos; não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue; não ter nenhum processo inflamatório; não ter feito piercing e tatuagem há menos de um ano. Não é preciso estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar.