Pestalozzi completa 73 anos e presta homenagens no dia 3

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma série de homenagens vão marcar os 73 anos de fundação da Associação Pestalozzi de Niterói, no próximo dia 3 de dezembro (sexta-feira). A principal delas, a instalação de um busto da ex-presidente da instituição, Lizair de Moraes Guarino, na entrada da sede, em Pendotiba. No mesmo dia, o professor José Raymundo Martins Romeo, que esteve à frente da Pestalozzi nos últimos oito anos, receberá o título de presidente benemérito.

"Estamos aos poucos retomando as nossas atividades presenciais, e vamos realizar esse evento, mostrando que a Pestalozzi se renova a cada dia e que iniciaremos em 2022 uma nova fase de trabalho, nessa época pós- pandemia", ressalta Carlos Alberto Considera, presidente da instituição.

Durante a solenidade, diretores da Pestalozzi irão entregar à família do ex-diretor de teatro Sohail Saud uma placa de agradecimento pelos anos em que, como voluntário, ele alegrou alunos, funcionários e familiares com a tradicional Festa de Chegada de Papai Noel.

Sohail, que também fez parte da diretoria da Pestalozzi de Niterói, faleceu em maio, vítima da covid-19. Também será homenageado o professor Jésus de Alvarenga Bastos, falecido no ano passado.

A homenagem a Lizair Guarino será o ponto alto do evento de aniversário da Pestalozzi. A peça em bronze, confeccionada pela artista plástica Jô Grassini, ficará em um pedestal, na entrada do prédio principal da Pestalozzi, ao lado de uma roseira plantada pela ex-presidente e que é o símbolo do movimento pestalozziano.

A homenageada, que faleceu vítima da covid-19 em maio do ano passado, aos 90 anos, chegou à Pestalozzi em 1959, e dois anos depois assumiu a presidência da instituição passando a liderar um revolucionário movimento que transformou a Pestalozzi de Niterói numa referência nacional na área da reabilitação, educação e direitos da pessoa com deficiência. Com sua visão empreendedora fundou na década de 1980 a Escola Superior de Ensino Helena Antipoff que por três décadas formou uma legião de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos com os ensinamentos humanitários de Johan Henrich Pestalozzi, educador suíço, do qual o movimento pestalozziano tem como ideário educacional.

Réplica de busto em Brasília - Uma réplica do busto, em argila, será doada pela Pestalozzi de Niterói ao Centro Histórico da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, localizado em Brasília. O Centro foi inaugurado no dia 26 de novembro e recebeu o nome da professora Sarah Couto Cesar, que junto com Lizair fundou na década de 1970 a Federação Nacional das Pestalozzi.