Alerta para chuvas de verão: plano com ações será lançado

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Para marcar o Dia Estadual de Redução de Risco de Desastres, celebrado na segunda-feira (29), a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia (SMDCG), realizará uma semana com diversas ações voltadas à temática de redução de riscos e resiliência. A Semana de Proteção e Defesa Civil de Niterói teve início no sábado (27), às 8h, com o exercício simulado na comunidade Martins Torres, cujo objetivo é preparar a população para a necessidade de evacuação diante do alerta de sirenes em casos de chuvas intensas. Nesse exercício, além do treinamento dos moradores, também foi colocado em prática o aprendizado dos voluntários formados nos Núcleos de Defesa Civil (NUDECs). O simulado contou com a participação das demais agências e secretarias que compõem o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, que atuarão de acordo com o plano de contingência para resposta a desastres geológicos.

Na segunda-feira (29), às 8h, no Caminho Niemeyer, será realizada a capacitação dos agentes públicos das Administrações Regionais do município. O objetivo é treinar os funcionários para desempenhar ações de proteção e defesa civil e conhecimento do plano de contingências. A partir do treinamento, as Administrações Regionais passarão a integrar o Sistema de Proteção e Defesa Civil, e vão exercer atividades específicas de prevenção e atendimento aos moradores em caso de desastre.

Também na segunda-feira (29), às 15h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL), o prefeito Axel Grael; o vice-prefeito Paulo Bagueira; e o secretário de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros, farão o lançamento do Plano Chuvas de Verão. O plano será apresentado aos órgãos da administração municipal e demais órgãos, como o Corpo de Bombeiros, com o objetivo de detalhar as ações emergenciais a serem desempenhadas em situações de emergência provocadas por chuvas intensas.