Startup da UFF tem prêmio de inovação

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Reciclotron, startup nascida no Instituto de Saúde de Nova Friburgo/UFF e acelerada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae/RJ, foi uma das três vencedoras do Prêmio Green Rio de Inovação 2021.

A organização, que atua na difusão da cultura da sustentabilidade, do consumo consciente, da reciclagem de resíduos eletrônicos e da inclusão digital, foi premiada devido à inovadora proposta de adesão dos consumidores a práticas sustentáveis, utilizando a gamificação. A palavra se refere ao termo inglês "gamification", que consiste no uso de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de pessoas em situações reais, transformando conteúdos densos em materiais mais acessíveis, normalmente não associado a jogos.

A premiação foi concedida durante o Green Rio, um dos mais importantes eventos de bioeconomia do Brasil, campo do conhecimento que se preocupa com o desenvolvimento sustentável e o consumo sustentável.

A convite dos organizadores, a Reciclotron realizou uma ação de coleta de lixo eletrônico durante o evento, oferecendo aos expositores uma vivência efetiva de descarte responsável e incentivo à bioeconomia.

O vice-reitor da UFF, professor Fabio Passos, visitou o estande da Reciclotron no espaço startups do Sebrae/RJ e ressaltou a importância da inovação para o desenvolvimento sustentável. Na foto, estão o professor Cláudio Fernandes (à esquerda), o vice-reitor Fabio Passos e Matheus Cervasio,
ex-aluno da UFF e co-fundador da Reciclotron (à direita).