Como fabricar um homem? Linha básica de produção (2)

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dom José Francisco*

Durante milhares de anos, os meninos cresceram na companhia dos homens. Com a era moderna, os homens foram trabalhar fora de casa e sumiram de vista. Não à-toa, vivemos a fase mais carente da presença de pai de toda História. O menino tem de aprender a ser homem sozinho, por conta e risco próprios.

E os padrões se repetem.

Talvez o pai desse menino também tenha crescido sozinho. No melhor dos mundos familiares, quem sabe, ele até conseguiu desenvolver uma espécie de "amizade" com o filho, que nem de longe é a mesma coisa! Daí, uma espécie de herança maldita se propaga: os meninos viram homens sem saber o que é ser homem.

Com as meninas foi diferente, porque as mães estavam ali, à mão. Mas com elas também o processo tende a se reverter.

Observe! Tudo no pequeno ser humano persegue um desenvolvimento inato até se transformar em adulto. Podemos dizer que algo do hardware vem garantido. O que não vem garantido, é o software. Esse, precisa ser implantado. É quando e é então que entramos na difícil seara da formação de uma identidade.

Identidade: o que é isso?

Existe uma experiência pela qual quase todos já passamos. Caminhando no meio da multidão, de repente, um rosto conhecido nos aparece: um amigo de infância, que não vemos há muitos anos. O coração dispara, apressamos o passo. Aí, quando gritamos seu nome, descobrimos nosso engano. Que decepção!

Ou não! De repente, estávamos certos e o sujeito é ele mesmo, em carne e osso, embora, depois de alguns anos, muito mais carne do que osso.

Essa linha de continuidade no tempo se chama identidade.

Os rapazes, na rua, se tornaram todos, praticamente, iguais: mesmo corte de cabelo, mesma barba, mesmo andar de zumbi olhando o celular. Isso é mimetismo, não é identidade.

Mas o que é, então, identidade?

(Eu volto ao tema)