Integração entre educação e cultura de Niterói é elogiada

Cidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, defendeu a integração entre educação e cultura para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e democrática. Sociólogo e político baiano, Juca Ferreira esteve à frente do Ministério entre 2008 e 2010 e de 2015 a 2016. Ele participou, no Solar do Jambeiro, do debate "Educação e Cultura", organizado pelas secretarias de Educação e das Culturas de Niterói.

Ferreira fez uma palestra sobre a importância da educação e da cultura para o desenvolvimento social. O evento teve a participação dos secretários municipais Vinicius WU (Educação) e Leonardo Giordano (Culturas), além da chefe de gabinete da Fundação de Artes de Niterói (FAN), Roberta Martins.

O ex-ministro afirmou que a cidade de Niterói acerta ao pensar educação e cultura de forma integrada.

"São esferas que não estão separadas. Ao contrário. Na verdade, são duas esferas em uma. Vivemos tempos de ataques à racionalidade, à ciência, à cultura e à educação. Por isso, é muito importante que estas áreas atuem de forma conjunta. Educação e cultura são pilares fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Aqui em Niterói, sempre sinto um clima de confiança, de participação, de reflexão e de resiliência. Outros lugares no país também têm essa característica, de realizar ações consistentes. A educação tem que ser culturalizada e vice-versa", afirmou Juca Ferreira.